Almeida Lima critica tentativa do governo de agilizar recuperação de débitos
- O governo quer se confundir com o Estado - protestou o parlamentar, acrescentando que "o poder do Estado brasileiro é dividido em três poderes, mas o governo federal quer trazer para si as funções do Judiciário"
Almeida Lima também criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/06, que institui um regime especial de pagamento de precatórios (ordens judiciais para que o Executivo pague determinadas dívidas). O senador destacou que essa matéria prevê leilões para o pagamento dos precatórios, e que isso resultará em diminuição no valor dessas dívidas, que hoje são de R$ 61 bilhões. Para ele, essa matéria "é uma imoralidade, porque visa a dar um calote nas pessoas físicas e jurídicas que tem precatórios que as beneficiam". A PEC é de autoria do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
O parlamentar também frisou que os estados são responsáveis por cerca de 70% das dívidas relacionadas aos precatórios, e por isso vários governadores teriam interesse na aprovação da proposta.
Como alternativa à PEC 12/06, Almeida Lima mencionou um projeto de lei de sua autoria, o PLS 43/04, que também trata dos precatórios. Ele explicou que seu projeto permite que os credores de precatórios recebam uma certidão, a qual pode ser utilizada para reduzir os tributos a serem pagos por esse credor, entre outras possibilidades.19/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Almeida Lima critica atendimento de companhias aéreas
Almeida Lima critica posição de governadores na reforma tributária
Almeida Lima critica decisão do STF sobre divulgação de pesquisas
Almeida Lima critica decisão de construir penitenciária federal no Piauí
Almeida Lima critica reforma tributária cobrando ICMS na origem e não no destino
Almeida Lima critica "adesismo" do PMDB e diz que oposição deve exercer seu papel