Almeida Lima diz que vai apresentar um relatório próprio
O senador Almeida Lima (PMDB-SE), um dos relatores do processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, anunciou nesta terça-feira (28) que vai apresentar um relatório próprio (voto em separado) na reunião do conselho marcada para quinta-feira (30). O senador está convicto de que Renan não quebrou o decoro quando contou com Cláudio Gontijo, funcionário da empreiteira Mendes Júnior, para fazer pagamentos de pensão para a filha que tem com a jornalista Mônica Veloso.
- Se os senadores Renato Casagrande e Marisa Serrano têm condições de apresentar um único relatório, mesmo que expositivo, eu louvo a atitude do dois, mas minha decisão é no sentido de expor a visão que eu tenho de todo esse processado. Portanto, meu relatório será individualizado - disse Almeida Lima, acrescentando que faria isso mesmo que as conclusões dos outros dois relatores fossem idênticas às suas.
Almeida Lima informou que, na reunião dos três relatores com o presidente do conselho, na tarde desta terça-feira, foi indagado se, sendo a votação secreta no Conselho de Ética, o relatório poderia ser fornecido em forma de parecer e com voto aberto. Um consultor do Senado presente ao encontro respondeu que não.
- Se a votação é secreta, o relatório não pode ser conclusivo. É assim que acontece tanto no Plenário quanto nas comissões. Não é porque se errou no passado que vamos legitimar o erro - disse o parlamentar peemedebista.
28/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para Almeida Lima, relatório de Jefferson é "monstro jurídico"
Almeida Lima defende em relatório arquivamento de processo contra Renan
Almeida Lima apresenta relatório pelo arquivamento de processo contra Renan
ACM: Almeida Lima aprendeu a não ser leviano
Almeida Lima vai recorrer de decisão do STF
Almeida Lima é eleito presidente da CMO