Aloysio Nunes propõe novas opções de uso do FGTS




O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) apresentou, nesta quinta-feira (31), em Plenário, projeto de sua autoria que cria duas novas modalidades de uso dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A primeira possibilidade, segundo Aloysio Nunes, foi sugerida por um funcionário de drogaria que sonha em fazer graduação em Farmácia, mas nunca levou o plano adiante devido ao alto custo da mensalidade. A proposta prevê a utilização dos recursos do FGTS para custear curso universitário ou profissionalizante.

- Se a legislação permite o saque para investir em estatais, seria também possível para investir na própria formação - argumentou o senador.

A outra proposta, contida no mesmo projeto, prevê a possibilidade de o trabalhador sacar o FGTS para quitar dívidas de crédito ou regularizar questões fiscais com o governo. Aloysio Nunes disse que a medida pode beneficiar milhões de brasileiros, que "ficam com o nome sujo, inadimplentes em tributos ou crediários".

- O cidadão se vê em uma situação infernal, às vezes recorrendo a algum agiota. Alguns trabalhadores chegam a entrar em acordo para serem despedidos, para assim usarem o FGTS e quitarem suas dívidas - opinou.

De acordo com o senador, as sugestões foram recebidas durante a campanha para o Senado, no ano passado.

- No curso da campanha, tentei mostrar à população as competências do Senado, que são inúmeras e relevantes. Isso suscitou várias propostas por parte dos eleitores, para as quais tenho tentado dar tratamento legislativo - afirmou.



31/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS vota novas opções de saque do FGTS

Aloysio Nunes critica ministro por acusação de favorecimento em votação de multa do FGTS

Aloysio Nunes defende novas regras para cartões de crédito e débito

Aloysio Nunes alerta para gravidade do déficit e propõe mudanças

Aloysio Nunes propõe atendimento médico-psiquiátrico entre medidas socioeducativas para menor infrator

Aloysio Nunes acusa PT de espionagem