Aloysio Nunes questiona demora do governo para alterar fator previdenciário



Após ouvir diversas críticas ao fator previdenciário, criado em 1999 no governo de Fernando Henrique Cardoso, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) questionou - durante audiência nesta manhã - por que o governo do PT ainda não agiu para alterar ou acabar com esse mecanismo, após nove anos no poder.

Antes dele, um dos que protestaram contra o fator previdenciário foi José Augusto da Silva Filho, do Fórum Sindical dos Trabalhadores, que chamou o mecanismo de "monstrengo tucano". O senador Paulo Paim (PT-RS), por sua vez, disse que "o fator previdenciário é o pior dos mundos" e que "qualquer proposta alternativa é melhor do que o fator".

Aloysio Nunes lembrou que o PT está à frente do governo federal "há exatos nove anos, um mês e 27 dias" e que esse partido, quando estava na oposição, "sempre disse" que era contra o mecanismo.

- O atual governo diz que é contra o fator e que este é perverso. Então é preciso mudar, não é? Por que não mandam um projeto com esse objetivo? Eu estou pronto para votar a favor dessa mudança - declarou o senador por São Paulo.

Aloysio Nunes também ressaltou que o governo "tem uma maioria esmagadora [no Congresso] e, portanto, se não estiver de acordo com algo, a coisa não vai".

- Então estamos esperando pelo governo - reiterou.

As críticas ao fator e os comentários de Aloysio Nunes foram feitas na audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), presidida por Paulo Paim.

Mais informações a seguir



27/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes questiona credibilidade do governo para propor pactos

Aloysio Nunes critica demora na regulação do setor de mineração

Aloysio Nunes questiona votação dos vetos à Lei dos Royalties

Aloysio Nunes questiona Plano Nacional de Banda Larga

Aloysio Nunes questiona votação do orçamento na próxima semana

Aloysio Nunes questiona escolha de empresa que vai avaliar qualidade da internet