Althoff defende novas medidas de combate à corrupção



A descoberta de uma conta bancária na Suíça com depósitos de US$ 33,4 milhões, em nome de fiscais de renda do governo do Rio de Janeiro, mostrou, na opinião do senador Geraldo Althoff (PFL-SC), a necessidade de o Congresso Nacional propor novas medidas que intensifiquem o combate à corrupção no país.

O senador reconhece que a corrupção diminuiu nos últimos anos, mas disse que ela ainda continua uma -chaga- no Brasil. Para combatê-la, Geraldo Althoff defendeu, em entrevista à Voz do Brasil, uma legislação mais dura, que responsabilize corruptos e corruptores.-Precisa ser uma via de mão dupla. Porque a corrupção não existe se não houver o corruptor e vice-versa-, disse ele.

O dinheiro depositado na Suíça indicaria, segundo avaliações de especialistas veiculadas pela imprensa, que o governo do Rio de Janeiro pode ter perdido em arrecadação pelo menos de duas a três vezes o valor pago em propina. Pelos cálculos do senador, essa quantia seria suficiente para evitar que o governo daquele Estado se tornasse inadimplente com os seus compromissos junto ao Tesouro Nacional e tivesse que enfrentar o bloqueio de receitas próprias.



20/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


ONU determina adoção de medidas de cooperação no combate à corrupção

Mozarildo cobra medidas de combate sistemático à corrupção

Novas regras ampliam instrumentos de combate à corrupção e criminalidade

Senadores apoiam discurso de Jarbas e defendem medidas de combate à corrupção

Hillary e Dilma discutem medidas de combate à corrupção e transparência de dados públicos

Comissão debate eficácia de medidas de controle e de transparência no combate à corrupção no setor público