Althoff defende reforma da legislação desportiva
- A fragilidade da legislação vigente, a falta de mecanismos eficazes que inibam a ocorrência de ilícitos de natureza fiscal, tributária e até mesmo penal, por pessoas físicas e jurídicas ligadas ao desporto, já foram identificadas pelo Parlamento brasileiro - afirmou.
O senador assinalou que a CPI do Futebol trouxe à tona diversas irregularidades que envolvem dirigentes, atletas e empresários. Para ele, este é o resultado de um modelo de gestão esgotado, que privilegia o falso amadorismo, os interesses particulares de dirigentes e o desvio de recursos dos clubes. Esses fatos, acrescentou, levaram à queda no interesse do público pelo esporte. Ele citou dados segundo os quais no período de uma década o número de pessoas que não se interessam por futebol cresceu de 10% para 30% da população.
A concepção de uma estrutura jurídica competente, com regras claras e eficientes, constitui, na avaliação de Althoff, a tarefa mais importante da CPI do Futebol. "Sem regras, sem normatização, o desporto não pode existir", disse o senador.
Em aparte, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que também é o presidente da CPI do Futebol no Senado, elogiou a dedicação e a competência de Althoff como relator. Dias apoiou a reforma da legislação desportiva, "que é a estrutura da farsa", e disse esperar contar com a colaboração do Executivo para que a nova legislação, que deverá ser proposta ao final da CPI, possa tramitar e ser implementada com rapidez. O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) disse que sente muita tranqüilidade com a forma como os trabalhos da CPI têm sido conduzidos por Geraldo Althoff e Álvaro Dias.
21/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
ALTHOFF DEFENDE REVISÃO DA LEGISLAÇÃO NO CONTROLE SANITÁRIO DOS ALIMENTOS
Aprovado projeto altera legislação desportiva
CNE aprova reforma do Código Brasileiro de Justiça Desportiva
Eunício Oliveira saúda reforma Código Penal e defende modernização da legislação
CPI do futebol aprova relatório de Althoff e CCJ vota emendas à reforma do Judiciário
ALTHOFF DEFENDE RESERVA DE LEITOS EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS