Althoff: relatório final da CPI do Futebol está pronto



O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades no futebol brasileiro, senador Geraldo Althoff (PFL-SC), anunciou nesta segunda-feira (26) que o relatório com as conclusões da comissão está pronto, em fase de revisão. Na quarta-feira (28), informou, o texto será enviado à gráfica do Senado.

Segundo Althoff, o documento está dividido em três partes: uma introdução, com um histórico do futebol e sua importância no Brasil; os trabalhos de investigação, cujas conclusões serão encaminhadas para avaliação pelo Ministério Público (MP); e as propostas legislativas, que têm como objetivo dar maior transparência à gestão do futebol no país.

Nas investigações, disse Althoff, foram detectadas graves irregularidades nas federações de futebol de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Negócios realizados pelos maiores clubes do Rio de Janeiro (Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Botafogo), de São Paulo (São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos) e do Rio Grande do Sul (Internacional e Grêmio) também foram alvo de análise.

Mas a maior parte do documento é dedicada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com detalhes sobre a gestão do atual presidente da entidade, Ricardo Teixeira. Outros assuntos, como dívidas dos clubes e empresas de material esportivo, a exemplo da Rhummel, com a Previdência Social também recebem destaque no relatório.

O senador esclareceu que não cabe à CPI, mas ao MP, identificar ou tipificar no relatório os crimes relacionados às irregularidades detectadas pela comissão. Porém, ele afirmou haver indícios de sonegação de impostos e evasão de divisas em diversos pontos investigados.

As provas mais contundentes, na opinião de Althoff, recaem sobre o deputado federal e presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda (PPB-RJ). Nesse caso, o senador lembrou que a CPI já encaminhou representação à Câmara, mas anunciou que uma das cópias do relatório será entregue formalmente ao presidente da Casa, Aécio Neves, para que os deputados tomem as providências que considerarem necessárias.

Sobre a possibilidade de que o relatório enfrente resistências da chamada "bancada da bola", Althoff foi incisivo:

- A força da opinião pública tem feito com que os senadores da CPI reconheçam o trabalho sério desenvolvido pela relatoria. Espero que o bom senso prevaleça - disse o senador, que vai apresentar o relatório à comissão em reunião marcada para o próximo dia 3 (terça-feira).

26/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relatório final do Orçamento de 2013 está pronto para ser votado na CMO

CPI do Futebol aprova por unanimidade relatório de Althoff

CPI do futebol aprova relatório de Althoff e CCJ vota emendas à reforma do Judiciário

Althoff apresenta nesta terça-feira relatório sobre a CPI do futebol

Relatório final da LDO estará pronto nesta semana

RELATÓRIO FINAL DO ORÇAMENTO FICARÁ PRONTO APÓS O CARNAVAL