CPI do Futebol aprova por unanimidade relatório de Althoff
O relatório do senador Geraldo Althoff (PFL-SC) que pede o indiciamento de 16 personalidades ligadas ao futebol brasileiro foi aprovado nesta quinta-feira (6), por unanimidade, na Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou irregularidades em clubes e federações de futebol. O texto de 1129 páginas aponta a ocorrência de crimes de evasão fiscal, fraude cambial, evasão de divisas, sonegação de impostos, apropriação indébita e falso testemunho, além de sugerir a adoção de uma lei de responsabilidade social do futebol, tratando-o como atividade comercial e sujeitando os dirigentes à publicação de demonstrações financeiras e contábeis das entidades.
Doze senadores votaram a favor do relatório. O senador Gilvam Borges (PMDB-AP), que havia anunciado a elaboração de um voto em separado, também votou a favor do texto de Althoff, porém com ressalvas. Gilvam disse que o trabalho do relator e do presidente da CPI, Álvaro Dias (PDT-PR), pautou-se por interesses políticos, focando-se apenas nos clubes e entidades do eixo Rio-São Paulo. Além disso, sustentou Gilvam Borges, o relatório não tratou dos interesses econômicos que estariam por trás da exploração do futebol pelos meios de comunicação.
Encerrados os trabalhos da CPI, começa agora uma nova fase no processo de reformulação do futebol brasileiro, tanto no que diz respeito à punição dos responsáveis pelas irregularidades apontadas pelos senadores como com relação às mudanças na legislação. Na próxima terça-feira (11), Álvaro Dias e Althoff entregam cópia do relatório ao ministro do Esporte e Turismo, Carlos Melles. No dia seguinte, entregam o texto ao presidente da Câmara, Aécio Neves, e ao procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro.
A primeira conseqüência prática da aprovação do relatório deve ser, de acordo com Álvaro Dias, o afastamento de Ricardo Teixeira da presidência da Confederação Brasileira de Futebol.
- Ele não tem mais credibilidade para conduzir a entidade na preparação para Copa do Mundo de 2002 - disse.
06/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI do futebol aprova relatório de Althoff e CCJ vota emendas à reforma do Judiciário
Althoff: relatório final da CPI do Futebol está pronto
Althoff apresenta nesta terça-feira relatório sobre a CPI do futebol
Lei de responsabilidade é principal legado da CPI do Futebol, diz Althoff
Althoff anuncia pacote de sugestões para o futebol
Althoff anuncia pacote de sugestões para o futebol