Alunos de colégio do Ceará terão que fazer nova prova do Enem 2011



O Ministério da Educação (MEC) vai anular as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), que tiveram acesso a questões do exame por meio de uma apostila distribuída pela escola. O Ministério irá aplicar uma nova prova para esse grupo de estudantes nos dias 28 e 29 de novembro.

Os itens vazaram durante a fase de pré-testes do Enem, da qual participaram alunos da escola cearense em outubro do ano passado. O pré-teste é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A direção do Colégio Christus acredita que os estudantes devem ter repassado esses itens para um banco de questões próprio da escola, usado para confeccionar material preparatório.

O Inep alegou que, depois de revisados todos os procedimentos da aplicação das provas do Enem 2011, e sem encontrar nenhuma ocorrência de incidente, concluiu-se que não houve vazamento na sua aplicação. Em vista disso, decidiu acionar a Polícia Federal para esclarecer de que maneira os estudantes do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso a questões do Exame. E, em caso de envolvimento da instituição ou de terceiros, o Inep manifesta desde já sua intenção de processá-los civil e criminalmente.


Fonte:
Ministério da Educação
Agência Brasil 



27/10/2011 11:13


Artigos Relacionados


Candidatos a recursos do Fies terão que fazer prova do Enem

Nova prova para alunos prejudicados no Enem não compromete isonomia, diz Haddad

AGU mantém anulação de questões do Enem para 639 alunos de colégio de Fortaleza

Meio milhão de participantes do Enem vão fazer a prova em busca do diploma do ensino médio

Alunos prejudicados poderão fazer novas provas do Enem, diz Haddad

Alunos de escolas estaduais podem fazer simulado online para o Enem