Alunos jovens e adultos poderão ter merenda escolar
Os alunos do sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA) passarão a ter direito a refeições custeadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), de acordo com o Projeto de Lei do Senado 128/06, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que foi aprovado nesta terça-feira (14) por unanimidade, em decisão terminativa, pela Comissão de Educação (CE).
A EJA é uma modalidade de ensino destinada aos que não puderam cursar ou concluir os ensinos fundamental ou médio na idade apropriada. Esses estudantes são - como lembra o relator do projeto, senador Cristovam Buarque (PDT-DF) - trabalhadores que se submetem a longas jornadas de trabalho e ainda "têm ânimo para buscar a escolarização, onde depositam suas reservas de perspectiva de mudança de vida".
Ao defender seu projeto, Paim lembrou que a Constituição assegura a extensão do ensino fundamental gratuito aos que não tiveram acesso a ele na idade esperada. Por isso, ele considerou "lícito" interpretar que o PNAE viesse a beneficiar também os estudantes jovens e adultos do ensino fundamental.
- Após enfrentar uma dura jornada de trabalho, esses alunos dirigem-se às escolas, no período noturno, e raramente encontram aí o apoio nutricional indispensável ao bom desempenho escolar - afirmou Paim.
A CE aprovou também parecer favorável ao Projeto de Lei do Senado 161/04, do senador Romeu Tuma (PFL-SP), que autoriza o governo federal a instituir - no âmbito da administração pública federal, autárquica e fundacional - o Programa de Apoio Social e Educacional ao Adolescente Carente. Por meio desse programa, seriam oferecidos estágios a adolescentes matriculados na rede regular de ensino.
Durante a discussão da matéria, o senador Flávio Arns (PT-PR) propôs a Tuma a realização de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para onde segue a proposta, para se discutirem os resultados já alcançados por outras iniciativas de apoio aos jovens. Tuma concordou com a iniciativa. Por sua vez, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) lembrou que órgãos como a Câmara dos Deputados, os Correios e o Banco do Brasil já adotam sistemas de estágio para jovens carentes.
Foi ainda aprovado em decisão terminativa, por unanimidade, o Projeto de Lei do Senado 236/06, do senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), que institui o dia 18 de agosto como o Dia Nacional do Campo Limpo. Nessa data, a partir de 2005, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias tem promovido o recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
A comissão decidiu ainda realizar uma audiência pública conjunta com a CAS sobre os 14 projetos em tramitação que tratam de estabelecer novas possibilidades de utilização dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
14/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alunos do Ensino Fundamental noturno poderão passar a receber merenda escolar
Alunos de escolas públicas terão alimentos biofortificados na merenda escolar
Merenda escolar nas férias para alunos da educação básica passa na CAS
Desvios na aplicação de recursos da merenda escolar poderão levar o gestor à prisão
Idosos poderão ser beneficiados pela modalidade de educação de jovens e adultos
Liberados recursos destinados à merenda escolar