Alvaro alerta para risco de novo massacre na região de Eldorado dos Carajás



O senador Alvaro Dias alertou nesta sexta-feira (28), em Plenário, para a ameaça de uma nova tragédia na região de Eldorado de Carajás (PA), onde há oito anos um massacre de trabalhadores sem terra mobilizou a opinião pública internacional. A 12 quilômetros do local onde houve o incidente, relatou, 1100 famílias ameaçam resistir até a morte na ocupação de uma fazenda que teve a reintegração de posse determinada pela Justiça.

Ele pediu ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para se inteirar dos fatos e tomar as providências necessárias à ocorrência de um novo confronto, uma vez que o governador do Pará, Simão Jatene, está diante do impasse de cumprir uma determinação judicial que pode provocar a morte de trabalhadores e de suas famílias.

- Estamos alertando as autoridades federais e do Pará para a iminência de uma nova tragédia que tem que ser evitada a qualquer custo, sob pena de a imagem de nosso país ficar definitivamente comprometida - disse Alvaro Dias, que esteve na região juntamente com outros parlamentares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Terra.

Na opinião do senador, governar é também se antecipar aos fatos, e o governo estaria lento em demasia, -confortavelmente instalado em Brasília- enquanto aguarda os acontecimentos no interior do país. A seu ver, o ministro da Justiça deveria liderar uma ação pública em favor da paz e da tranqüilidade na região, e o governo poderia utilizar todas as áreas públicas possíveis para promover a reforma agrária e -distensionar o campo brasileiro-.Alvaro pediu pressa ao Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) na elaboração de um laudo conclusivo a respeito da fazenda ocupada, que, apesar de produtiva, incluiria também terras ilegais e improdutivas que poderiam ser destinadas aos trabalhadores sem terra.

Em aparte, o senador Paulo Elifas (PMDB-RO) chamou a atenção para o sucateamento do Incra e para o abandono em que se encontra a Amazônia. O senador Augusto Botelho (PDT-RR) disse que espera que o governo ouça o alerta de Alvaro Dias, para que se evite a repetição do massacre da reserva Roosevelt, em Rondônia. Por sua vez, o senador Alberto Silva (PMDB-PI) relatou que, no Piauí, um novo modelo de reforma agrária tem permitido aos lavradores obter, pela utilização de apenas um hectare, renda média de R$ 500 por mês.




28/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy lembra os 17 anos do massacre de Eldorado dos Carajás

Ademir destaca cinco anos do massacre de Eldorado do Carajás

Ana Júlia cobra punição a responsáveis por massacre em Eldorado dos Carajás

ADEMIR CRITICA DEMORA NO JULGAMENTO DO MASSACRE DE ELDORADO DOS CARAJÁS

Massacre de Eldorado dos Carajás continua impune, diz José Nery

José Nery critica impunidade no massacre de Eldorado de Carajás