Álvaro anuncia que vai assinar requerimento da CPI da corrupção
Álvaro Dias explicou que, a princípio, considerou que a CPI poderia ter caráter inconstitucional, mas aprofundando seus estudos percebeu precedentes de outras CPIs com a mesma conexão, isto é, de apelo amplo e genérico. O senador lembrou que nestes dois anos de mandato tem procurado tomar decisões de acordo com sua consciência, sendo que muitas vezes tem discordado do governo e do partido a qual pertence, o PSDB, da base governista.
O senador reconheceu que o presidente Fernando Henrique tem procurado combater a corrupção, mas observou que só isso não é suficiente e que os parlamentares não podem ficar à margem do combate à corrupção. O senador afirmou que se houver contestação quanto à constitucionalidade da CPI, mesmo assim as denúncias servirão de base para a investigação em outros campos, como a Procuradoria Geral da União.
Álvaro Dias disse não acreditar que a CPI possa comprometer o projeto de desenvolvimento do Brasil, afirmando que "a economia passará ao largo dessa crise política".
O senador defendeu, ainda, a aprovação, pelo Congresso, da proposta de emenda à Constituição de autoria do senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB) que altera o instituto da imunidade parlamentar para estabelecer que, nos crimes comuns, o processo seja instaurado sem licença prévia da Casa a que o parlamentar pertencer. O senador lembrou que a proposta encontra-se na Câmara desde 1998, quando foi aprovada pelo Senado.
07/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Amir Lando diz que será o último a assinar requerimento da CPI da corrupção
Alvaro Dias anuncia requerimento de deputado para criação da ‘CPI da Copa’
GERALDO CÂNDIDO DECIDE NÃO ASSINAR REQUERIMENTO
Lindberg diz que pretende assinar CPI da Corrupção
Dutra aplaude decisão de Jader de assinar requerimento de CPI
SUPLICY CONFIRMA TENTATIVA DE ACORDO PARA PT ASSINAR REQUERIMENTO DA CPI