Amir Lando diz que será o último a assinar requerimento da CPI da corrupção



"Minha assinatura será a última e viabilizará a CPI da corrupção", garantiu nesta terça-feira (dia 3) o senador Amir Lando (PMDB-RO) ao senador José Eduardo Dutra (PT-SE), líder do Bloco Oposição e encarregado de coletar as assinaturas. A promessa foi feita ao lado de jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos, no saguão de entrada do plenário do Senado. Na manhã de segunda-feira (dia 2), uma agência de notícias divulgou que Lando assinaria o pedido de CPI.

Dutra informou à imprensa que vem conversando com outros três senadores, acrescentando que existe a possibilidade de que assinem o requerimento.

- Nós estamos contando que eles ouçam o clamor de suas bases eleitorais em favor da CPI - disse.

Dutra disse que, caso consiga as 27 assinaturas mínimas no Senado e não seja possível obter as 171 assinaturas necessárias na Câmara, tentará transformar a CPI de mista para exclusiva do Senado.

Já o senador Amir Lando fez críticas ao grande número de fatos citados no requerimento, "alguns apenas fruto de briga pessoal, outros com investigação já bastante avançada". Para ele, o excesso de fatos pode acabar inviabilizando uma comissão parlamentar de inquérito.

- Meu nome está à disposição para ser 27º a apoiar a CPI, mas não posso deixar de dizer que CPI não é para escandalizar, mas para investigar. Uma pauta com quase 30 fatos acaba se transformando numa armadilha - alertou.

O requerimento já tem 25 assinaturas, conforme o líder do Bloco Oposição. O documento prevê uma CPI para apurar denúncias de corrupção publicadas nos últimos meses pela imprensa. Elas envolvem o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, o Banco do Estado do Pará, a ampliação do aeroporto de Salvador, a existência de contas-fantasmas na agência de Salvador do Citibank e contratos de obras nos portos de Salvador e de Santos. De acordo com o requerimento, a CPI investigará também se o ex-secretário-geral da Presidência da República Eduardo Jorge Caldas Pereira e o ex-diretor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio de Oliveira cometeram atos irregulares no exercício de funções públicas.

03/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro anuncia que vai assinar requerimento da CPI da corrupção

Amir Lando será o ministro da Previdência

AMIR LANDO SERÁ ELEITO RELATOR DO ORÇAMENTO DIA 12

GERALDO CÂNDIDO DECIDE NÃO ASSINAR REQUERIMENTO

Lindberg diz que pretende assinar CPI da Corrupção

Dutra aplaude decisão de Jader de assinar requerimento de CPI