Alvaro aponta ausência de critérios técnicos na distribuição de recursos do PAC
Em pronunciamento nesta segunda-feira (12), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou dados que, segundo ele, comprovariam a ausência de critérios técnicos na distribuição dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele informou que estudo elaborado por sua assessoria apresentou indícios de direcionamento político - o volume de recursos seria maior nos estados com eleitores da base do governo.
Para Alvaro Dias, mais adequado seria eleger o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada região como parâmetro. O senador afirmou que se esse critério, que teria sido deixado de lado, fosse levado em consideração, haveria maior equanimidade na distribuição dos recursos.
- Preconizamos que o Índice de Desenvolvimento Humano seja o parâmetro utilizado na distribuição dos recursos. A adoção de um critério que tem a Organização das Nações Unidas (ONU) como formuladora inicial assegura a necessária isenção ideológica - sugeriu ele.
Na avaliação do parlamentar, o PAC, "reação política ao pífio crescimento econômico do primeiro mandato" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "se assemelha muito mais a uma carta de intenções calcada em projetos estabelecidos unilateralmente pelo governo como prioritários, do que a um instrumento efetivo para a ação do governo federal".
- O PAC não corresponde ao paradigma de planejamento consistente que se coadune com o crescimento sustentável. Ele ostenta o caráter de demonstração política à sociedade e ao empresariado de que o governo estaria reagindo à inércia do primeiro mandato, e que finalmente estaria apresentando um projeto para o país - disse.
Para ele, o PAC falhou ao não considerar a preocupação com o planejamento "de forma mais acurada".
- A própria falta de sintonia com os governadores já demonstra essa falha no planejamento, visto que as ações previstas necessitarão do apoio dos estados - disse o senador.12/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dornelles defende critérios técnicos em distribuição dos recursos do FPE
Mozarildo aponta falta de critérios na distribuição dos recursos do Orçamento
Comissão debate critérios técnicos de distribuição de royalties do petróleo
Vital do Rêgo questiona critérios de distribuição dos recursos do Pronasci
Efraim aponta 'apartheid' político na ausência de recursos do PAC para a Paraíba
Projeto de Ademir estabelece novos critérios para distribuição dos recursos do FAT