Comissão debate critérios técnicos de distribuição de royalties do petróleo



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) tem audiência pública marcada para esta terça-feira (15), destinada a debater os critérios técnicos de repartição dos royalties provenientes da exploração petrolífera no país. A audiência atende a requerimento dos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), presidente da comissão, e Renato Casagrande (PSB-ES).

Foram convidados para o debate Eduardo Pereira Nunes, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Haroldo Borges Rodrigues Lima, diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); e Guilherme de Oliveira Estrella, diretor de exploração e produção da Petrobras.

A idéia dessa audiência surgiu durante debate com o presidente do IBGE, em março passado, sobre os índices de desenvolvimento econômico do país. Durante aquela reunião, um dos itens avaliados pelos senadores da CAE foi o equilíbrio federativo na distribuição de recursos oriundos dos royalties, com vistas à redução das desigualdades regionais.

Naquela ocasião, os senadores Gerson Camata (PMDB-ES) e Renato Casagrande manifestaram ao presidente do IBGE preocupação com a definição dos limites geográficos dos estados em áreas marítimas de exploração de petróleo e gás natural. Por sua vez, Aloizio Mercadante manifestou interesse sobre o potencial econômico dos novos poços de petróleo e gás Tupi/Júpiter, na Bacia de Santos, considerados as maiores jazidas já descobertas no país.

Já o senador Osmar Dias (PDT-PR) salientou que o Paraná tem interesse em debater projetos relativos à revisão na repartição dos royalties de petróleo e gás que tramitam na Câmara dos Deputados. Por sua vez, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lembrou queproposta de sua autoria, que institui o Fundo Brasil Cidadania, também leva em conta royalties decorrentes da exploração da atividade mineral.



11/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE debaterá critérios para distribuição de royalties do petróleo

Projeto estabelece critérios para distribuição dos 'royalties' do petróleo na área do pré-sal

Ricardo Santos propõe novos critérios de distribuição dos "royalties" de petróleo

Dornelles defende critérios técnicos em distribuição dos recursos do FPE

Alvaro aponta ausência de critérios técnicos na distribuição de recursos do PAC

Aprovada nova distribuição dos 'royalties' do petróleo