Alvaro aponta irregularidades em empréstimos externos do BNDES



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse, nesta segunda-feira (24), que considera inconstitucionais empréstimos feitos pelo BNDES, de maneira sigilosa, a países como Cuba e Venezuela. Ele impetrou mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para obter acesso aos contratos celebrados pelo banco.

Segundo Alvaro, os empréstimos deveriam ter passado pela avaliação do Senado, e, além disso, a recusa em fornecer informações desrespeita a Lei de Acesso à Informação.

Com base nessa lei, Alvaro Dias tentou obter informações sobre empréstimos feitos a Cuba e Angola, mas, de acordo com ele, o governo negou os esclarecimentos com o argumento de que a legislação desses países determina sigilo.

- O nosso governo empresta para a construção de porto em cuba, empresta para o metrô de Caracas, na Venezuela, para construção de hidrelétrica na Venezuela, empresta para aquisição de aviões da Embraer na Venezuela e estuda emprestar mais de US$ 4 bilhões para que a Venezuela possa enfrentar esse momento de desabastecimento alimentar - criticou Alvaro.



24/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE aprova empréstimos externos que beneficiam a Bahia e o BNDES

Alvaro Dias questiona no STF empréstimos do BNDES a Cuba e a Angola

Alvaro Dias quer auditoria do TCU em empréstimos estrangeiros do BNDES

Alvaro Dias critica BNDES por conceder "empréstimos privilegiados"

Alvaro Dias quer fim de sigilo de empréstimos do BNDES a outros países

Alvaro Dias diz que empréstimos do BNDES a outros países tem propiciado "festival de propinas"