Alvaro cobra solução para impasse na fronteira com o Paraguai



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) cobrou uma solução para o impasse envolvendo os taxistas paraguaios e a Receita Federal brasileira. O senador disse ter recebido, nesta terça-feira (21), a visita de autoridades e comerciantes paraguaios, que protestaram contra a revista diária e conseqüente apreensão de dezenas de táxis daquele país, que ficam lacrados no pátio da Receita.

- Para que possamos avaliar a gravidade da crise, basta considerar que a frota de táxis na fronteira é de aproximadamente 6 mil veículos. Esse contingente de trabalhadores está tendo sérias dificuldades para trabalhar. Um universo de 20 milhões de pessoas depende direta e indiretamente das mercadorias compradas no país vizinho - afirmou Alvaro Dias.

Estiveram com o senador pelo Paraná o governador de Alto Paraná, Antonio Cardozo; o prefeito de Ciudad Del Leste, Zacarias Irun; o secretário de Turismo, Mauro Céspedes, além de vereadores e comerciantes. Segundo Alvaro Dias, Zacarias Irun informou que a legislação atual prevê a proibição apenas para o transporte de mercadorias compradas no Paraguai por caminhões de carga, e não por meio de táxis e vans.

O representante paranaense no Senado informou que, nos últimos anos, Ciudad Del Leste e Foz do Iguaçu tiveram um crescimento de meio milhão de habitantes. Esse crescimento populacional, comentou, agravou o drama social vivido na região, sobretudo pelo crescimento do desemprego e da violência. Para minimizar estes efeitos, o senador pelo Paraná apresentou algumas soluções.

A primeira delas foi a criação da Universidade do Iguaçu, tema de projeto já protocolado por Alvaro Dias no Senado. O senador acrescentou que já apresentou proposição sugerindo a instituição de um fundo de recuperação econômica para Foz do Iguaçu. Ele antecipou que apresentará à Comissão Paritária Brasil-Paraguai a sugestão da adoção de condições especiais de trabalho para os residentes na fronteira.



21/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias anuncia solução para agricultores brasileiros no Paraguai

Eduardo cobra solução de impasse territorial no Tocantins

Sérgio Petecão cobra solução de impasse sobre fuso horário do Acre

Alvaro Dias cobra solução para conflito em terras no oeste do Paraná

Alvaro Dias cobra solução para servidores da extinta Receita Previdenciária

Alvaro Dias cobra apuração de postura adotada pelo Brasil na crise política do Paraguai