Alvaro Dias cobra apuração de postura adotada pelo Brasil na crise política do Paraguai



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) encaminhou à Mesa do Senado, nesta terça-feira (10), representação em que requer ao procurador-geral da República a apuração de responsabilidades e a adoção de medidas cabíveis quanto à “decisão infeliz” adotada pela diplomacia brasileira no que se refere à aceitação da Venezuela no Mercosul sem o consentimento do Paraguai.

Subscrita pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), a representação invoca o artigo 5º da Lei 1.079/1950, que define os crimes de responsabilidade, entre eles o de violar tratados legitimamente feitos com nações estrangeiras, e regula o respectivo processo de julgamento.

- Houve uma afronta à legislação. Da mesma forma, houve uma afronta a acordo celebrado pelo Brasil com outros países – afirmou Alvaro Dias, apontando a legitimidade ativa do procurador-geral nas apurações, bem como a função institucional do Ministério Público Eleitoral em defesa da ordem pública.

Alvaro Dias explicou ainda que considera procedente a representação, pelo fato de que o Paraguai não está excluído do Mercosul, e que esse país não aprovou a autorização para o ingresso da Venezuela no bloco econômico.

- Essa é a razão de encaminharmos essa representação ao procurador-geral da República – concluiu.



10/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias protesta contra posição adotada pelo governo brasileiro na crise da Venezuela

Alvaro Dias critica postura adotada por Dilma na Europa

Alvaro Dias cobra apuração de lavagem de dinheiro e manipulação de resultados em loterias

Alvaro Dias: Brasil afaga ditadores enquanto apedreja o Paraguai

Alvaro Dias lamenta desastre no Rio e cobra política de prevenção

Alvaro Dias cobra de Dilma realização da reforma política