Jarbas Vasconcelos acusa Brasil e Mercosul de omissão na crise da Venezuela



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) criticou a postura do governo brasileiro e do Mercosul  em relação aos protestos realizados na Venezuela contra o governo de Nicolas Maduro.

Após lembrar que pelos menos três pessoas já morreram nas manifestações, o senador afirmou que o governo brasileiro é omisso em relação à repressão violenta de Maduro aos opositores, especialmente após a prisão de um dos lideres oposicionistas, Leopoldo Lopez.

Jarbas Vasconcelos lamentou que o Mercosul tenha preferido tratar as manifestações como ações criminosas de grupos que querem disseminar a intolerância e o ódio na Venezuela, em vez de condenar a violência e pedir ao governo venezuelano respeito ao direito de protestar.

Na opinião do senador, o governo do PT prejudicou a boa imagem da diplomacia brasileira, fazendo com que o país virasse um mero coadjuvante na América Latina, aceitando tudo o que fazem os governos da Venezuela, Equador, Bolívia e Argentina.

- O Brasil, por sua dimensão, por sua força política e econômica, não pode ser omisso quanto ao que acontece na América Latina, em especial na América do Sul. É nesse cenário de degradação ampla e generalizada que o governo do Brasil tem que se posicionar com altivez, com dignidade; sem interferir na soberania política da Venezuela, mas sem aceitar abusos contra as liberdades civis, aos direitos humanos e aos princípios democráticos - afirmou o senador.



19/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos acusa Lula de desrespeito à lei eleitoral e critica aliança PT/PMDB

Jarbas Vasconcelos acusa governo Lula de paralisar obras de irrigação no Nordeste

Alvaro Dias acusa Lula de omissão na crise com a Bolívia

Jarbas se posiciona contra entrada da Venezuela no Mercosul

Jarbas Vasconcelos rebate declaração de Lula de que há uma torcida pelo agravamento da crise

Jarbas Vasconcelos defende reforma política e reformulação do Orçamento para combater crise institucional