Alvaro Dias analisa descrédito do Congresso nas eleições



O baixo percentual de parlamentares escolhidos para administrar as cidades revela o descrédito da população com o Congresso, afirmou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) nesta sexta-feira (5), destacando que a lição das urnas exige a reflexão de todos.

A seu ver, o excesso da edição de medidas provisórias (MPs), revelando uma vocação autoritária dos novos governantes, causando uma paralisia das ações do Congresso, e a submissão de alguns parlamentares, contribuíram para o desgaste da instituição. O senador fez um apelo para que as lideranças partidárias reajam contra o "apetite autoritário" do governo. Em sua opinião, sem a ousadia de estabelecer confrontos necessários com o Executivo, os parlamentares  não conseguirão tornar o Congresso uma instituição forte.

Segundo dados apresentados pelo senador, enquanto que no Senado três MPs impedem a votação de projetos importantes como a Reforma do Judiciário e as Parcerias Público Privadas (PPPs), na Câmara não se vota a Lei de Falências, a Biosssegurança, e o projeto sobre as agências reguladoras porque a pauta está trancada por 21 MPs. Alvaro Dias contabiliza também como descrédito para o Legislativo a submissão dos parlamentares na aprovação de projetos impopulares como a Reforma da Previdência, que atacou direitos dos servidores, e a Reforma Tributária, que, a seu ver, aumentou a carga tributária.

 Outro dado apresentado pelo senador como fator de desgaste parlamentar é a ação do governo no sentido de impedir o ato fiscalizatório do Poder Legislativo. Para o senador do PSDB,  o governo afrontou a Constituição na "operação abafa" das comissões parlamentares de inquérito (CPI), como a que procurava apurar as acusações ao assessor do Planalto Waldomiro Diniz e a dos Bingos, "sepultadas através da prepotência governamental".

- Isso amesquinha o Poder Legislativo e submete os parlamentares a uma verdadeira humilhação - disse o senador.

 Alvaro Dias informou ainda, em seu discurso, que está propondo à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional uma audiência pública para solucionar o caso dos brasiguaios, brasileiros que vivem no Paraguai, que estão ameaçados de perder suas propriedades para aquele governo, em represália à dificuldade de exportação de soja transgênica paraguaia pelo porto de Paranaguá.

Pavan: o vitorioso no pleito eleitoral foi o PSDB



05/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias acusa Mantega de levar o Brasil a descrédito internacional

Mozarildo adverte que descrédito do Congresso enfraquece a democracia

Alvaro Dias quer eleições primárias na corrida presidencial

Para Alvaro Dias, eleições municipais evidenciaram desencanto da população

Álvaro Dias quer que partidos limpem as cidades após as eleições

Alvaro Dias acusa o governo de adotar medidas populistas devido às eleições