Alvaro Dias anuncia coleta de assinaturas para CPI da Saúde



O líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), anunciou nesta terça-feira (20) que começou a coletar assinaturas para a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito para apurar denúncias de corrupção na saúde pública. Ele disse que não se trata de uma CPI para investigar o governo federal, mas fraudes em todas as esferas. Alvaro afirmou que já tem dez assinaturas, das 27 necessárias no Senado, para a instalação da comissão.

– O meu partido, o PSDB, governa vários estados e muitos municípios. Portanto, certamente, fatos adstritos a estes estados e municípios também serão focalizados por essa comissão parlamentar de inquérito, que vai buscar a origem dos desvios e propor, quem sabe, alternativas para que possamos ter no país uma saúde pública de melhor qualidade – defendeu.

Alvaro Dias voltou a comentar matéria veiculada pelo programa Fantástico, que, no domingo (18), denunciou um esquema de fraudes em licitações de hospitais públicos no Rio de Janeiro. O senador disse haver um “rombo de proporções inimagináveis” no setor.

– Afinal foi um achincalhe. Corruptos, ladrões do dinheiro público, desdenhando daqueles que pagam impostos neste País para o miserável espetáculo de pessoas desassistidas, morrendo antes que chegue a assistência do serviço de saúde pública no país. E são milhares de pessoas – criticou.

O parlamentar elogiou a atuação do Tribunal de Contas da União (TCU), que teria apontado um prejuízo anual de R$ 255 milhões, em média, somente com corrupção na área da saúde em nível federal. Para Alvaro Dias, não falta dinheiro à saúde no país, mas sim acabar com os desvios.

Aposentadoria por invalidez

Alvaro Dias mencionou também que, ainda na terça-feira, deveria ser votada no Plenário a PEC 5/2012, que garante aos servidores públicos aposentados por invalidez proventos integrais e com paridade em relação à remuneração dos servidores da ativa. Ele citou também a aprovação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), pela manhã, de projeto de lei que assegura aposentadoria especial aos trabalhadores com deficiência submetidos ao Regime Geral de Previdência Social (PLC 40/2012 – Complementar).

– Esse projeto [PLC 40/2012] foi aprovado e nós requeremos regime de urgência para que ele possa vir a plenário, celeremente, a fim de que possamos votá-lo, promovendo mais esse avanço na área social – disse.



20/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias anuncia coleta de assinatura para CPI sobre Palocci

Magno Malta diz que recomeçará coleta de assinaturas para CPI dos planos de saúde

Alvaro Dias recolhe assinaturas para fazer CPI mista

Alvaro Dias denuncia pressão da CBF para retirada de assinaturas de CPI do Corinthians

Alvaro Dias revela pressão da CBF para retirada de assinaturas da CPI do Corinthians

Alvaro Dias começa a coletar assinaturas para criação da CPI da Petrobras