Alvaro Dias anuncia que oposição vai ao TSE contra 'propaganda eleitoral antecipada' de Lula



Em nome da liderança do PSDB, o senador Alvaro Dias (PR) anunciou em Plenário que o partido apresentará ao Tribunal Superior Eleitoral ação para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja condenado por realizar "propaganda eleitoral antecipada" em sua viagem ao vale do Rio São Francisco, na semana passada.

- Se o TSE decidir que o presidente pode fazer isso, qualquer prefeito também poderá antecipar sua campanha eleitoral - disse.

Para o senador, até o presidente, "em um ato falho, disse que estava em um comício", o que é proibido pela lei eleitoral. O PSDB vai pedir que o TSE decida que os integrantes da "caravana do abuso político" devolvam aos cofres públicos todo o dinheiro gasto na viagem de três dias ao vale do Rio São Francisco.

Alvaro Dias anunciou também que seu partido apresentará requerimento à
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para que seja novamente convidada a falar aos senadores a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. A imprensa noticiou neste domingo que a ex-secretária encontrou a agenda onde estaria anotado o encontro que ela teve com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Neste encontro, segundo a própria Lina Vieira, a ministra teria pedido para agilizar investigação fiscal da Receita em empresas de um filho do presidente do Senado, José Sarney.

- Na época, o governo pediu provas do encontro, achincalhou a ex-secretária Lina Vieira. Agora, apareceu a agenda e os senadores têm a obrigação de ouvi-la novamente. Afinal, Dilma Rousseff disse que nunca houve tal encontro entre as duas - afirmou.

O Senador sustentou ainda que "a mentira é usada constantemente para acobertar desmandos do governo".

No mesmo discurso, Alvaro Dias criticou o governo Lula por anunciar que serão gastos na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016, no Rio, cerca de R$ 130 bilhões. Entretanto, a imprensa informou em reportagem publicada no fim de semana, que em quase sete anos do governo Lula, "só foram investidos em todo o Brasil pelo governo federal 116 bilhões de reais". Para ele, o presidente Lula "é bom para anunciar obras e investimentos, mas muito ruim para cumprir as promessas". Disse que caberá ao sucessor de Lula "se virar" para arrumar dinheiro para a Copa e para a Olimpíada. Alvaro Dias foi apoiado, em apartes, pelo senador Mão Santa (PSC-PI).



19/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição já protocolou representação contra Lula no TSE por campanha ilegal, diz Alvaro Dias

Agripino protesta contra 'campanha eleitoral antecipada' de Lula

Viagem de Lula ao Paraná é crime eleitoral, diz Alvaro Dias

Alvaro Dias: Lula instituiu um 'bolsa combustível' em ano eleitoral

Alvaro Dias condena críticas de Lula à legislação eleitoral

Alvaro Dias denuncia truculência do governo Lula na campanha eleitoral