Alvaro Dias apela por aprovação do aumento do FPM



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) fez um apelo em Plenário nesta quinta-feira (27) para que os deputados federais aprovem o projeto que amplia o percentual da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que são destinados ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O projeto, que integra a chamada reforma tributária, já foi aprovado pelo Senado Federal e tramita na Câmara desde 2004.

De acordo com o projeto, o FPM passaria a receber 23,5% do total da arrecadação do IR e do IPI, um ponto percentual acima da parcela atual. Calcula-se que o fundo, que é uma das principais fontes de recursos dos municípios brasileiros, passaria a contar com R$ 1,4 bilhão a mais por ano.

De acordo com Alvaro Dias, o governo condiciona seu empenho pela implementação da mudança à aprovação da reforma tributária. Mas para o senador, o governo não tem capacidade de articulação política suficiente para obter consenso em torno de um assunto tão controverso, que envolve interesses díspares de vários setores e dos estados.

O senador também expressou apoio à proposta de emenda à Constituição (PEC 50/05), de autoria do senador Osmar Dias (PDT-PR), que destina ao FPM 10% de toda a arrecadação das contribuições sociais como a CPMF, cobrada sobre as movimentações financeiras.

Em aparte, o senador Almeida Lima (PMDB-SE) concordou com Alvaro Dias, dizendo que, num país grande como o Brasil, estados e municípios precisam de autonomia de fato e não podem depender do governo federal.

27/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias apela ao governo em favor dos 'brasiguaios'

ÁLVARO DIAS APELA AO GOVERNO PARA QUE CANCELE O LEILÃO DO IRB

Alvaro Dias critica aumento de juros

Alvaro Dias diz que aumento de IOF vai prejudicar pobres

Alvaro Dias aponta aumento da violência no país

Alvaro Dias critica aumento do superávit e das taxas de juros