Alvaro Dias aplaude envio de reforma política pelo governo, mas protesta contra aumento de despesas



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) comentou em Plenário nesta quinta-feira (28) duas notícias que viu na mesma página de jornal: uma, que considerou ruim, mostrava que o gasto do governo com pessoal chegará no próximo ano a 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB). A outra, para ele boa, informava que o governo apresentaria uma proposta de "reforma política radical" ao Congresso Nacional.

O parlamentar exaltou a iniciativa do governo de encaminhar a proposta de reforma política ao Congresso, embora considere que ela não inova em nada em relação às medidas já apresentadas por parlamentares, algumas já aprovadas pelo Senado Federal, mas paralisadas na Câmara dos Deputados. O senador afirmou que, se a proposta não for "uma encenação do governo", tem tudo para prosperar, uma vez que a oposição e o povo brasileiro são favoráveis a mudanças na estrutura político-partidária brasileira.

- Se houver interesse do governo, ela passará - afirmou.

Alvaro Dias, porém, protestou contra o aumento dos gastos do governo. Ressaltou que as despesas do governo para o ano que vem vão crescer mais do que as receitas. Apesar disso, o governo evita fazer uma reforma administrativa.

- Nós vamos manter esse modelo perdulário de governo? Vamos sustentar ações superpostas, paralelismos desnecessários que consomem parte substancial da receita pública brasileira, que se agigantou nos últimos anos graças a uma carga tributária gigantesca que esmaga o setor produtivo nacional? - indagou Alvaro Dias, lamentando que o governo, que já criou 60 mil novos cargos públicos este ano, com aprovação do Congresso Nacional, proponha agora a criação de mais 70 mil.



28/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias protesta contra posição adotada pelo governo brasileiro na crise da Venezuela

Alvaro Dias protesta contra aumento da carga tributária

Alvaro Dias responsabiliza governo federal pelo aumento da violência no país

Alvaro Dias diz não acreditar em reforma política durante o atual governo

Alvaro Dias protesta contra programa eleitoral do PT

Alvaro Dias protesta contra forma de votação da DRU na CCJ