Alvaro Dias: Caixa deve ser preservada, mas crimes de loterias apurados



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) comentou nesta quarta-feira (28) pronunciamento feito pouco antes pelo senador Sibá Machado (PT-AC), no qual o parlamentar pelo Acre defendeu a preservação da Caixa Econômica Federal na apuração das denúncias de utilização das loterias da instituição para lavagem de dinheiro, feita pelo representante paranaense no dia anterior. Alvaro Dias afirmou que a Caixa deve ser preservada, mas os culpados devem ser punidos.

- Compartilho das preocupações do senador Sibá Machado, de que devemos preservar a instituição, separando os funcionários qualificados e competentes, dedicados e eficientes, das 'ovelhas negras' - assinalou.

Alvaro Dias pediu o empenho do governo na apuração de fatos relativos à denúncia. Ele disse que integrantes da instituição podem estar acobertando crimes envolvendo loterias.

- Todos tomaram conhecimento de um relatório do Conselho de Controle de Atividade Financeira [Coaf] que aponta para ganhadores iluminados; um cidadão ganhando 550 vezes e recebendo um prêmio da Caixa. Depois, todos viram o que aconteceu no episódio da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo [Pereira]. O próprio presidente da Caixa, Jorge Mattoso, e o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, estavam envolvidos e deixaram seus cargos - exemplificou.

28/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias denuncia esquema de lavagem de dinheiro por meio de loterias

Alvaro Dias cobra apuração de lavagem de dinheiro e manipulação de resultados em loterias

Projeto de Alvaro Dias destina recursos de loterias para fundo de calamidades públicas

Álvaro Dias espera que a Justiça puna culpados por crimes no futebol

Antonio Carlos Júnior diz que cultura baiana deve ser preservada

Alvaro Dias protocola requerimento de CPI mista para investigar crimes financeiros no futebol