Antonio Carlos Júnior diz que cultura baiana deve ser preservada



Em pronunciamento nesta quarta-feira (21), o senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) defendeu a adoção urgente de medidas de preservação da cultura baiana que, segundo ele, teria sido relegada a um plano inferior nos últimos tempos.

- Não estou me referindo aos belíssimos sítios arquitetônicos e ruelas de Salvador, ou de cidades como Porto Seguro, Ilhéus, Cachoeira e tantas outras. Nem tampouco somente aos terreiros, às manifestações religiosas, às festas que pontuam no estado por todo ano. Refiro-me também, e especialmente, aos escultores, pintores, pensadores, cientistas, poetas, compositores, artesãos, escritores, músicos e cantores que a Bahia deu ao país e que, muitos deles, estão sendo gradativamente esquecidos ou sequer estão tendo oportunidade de serem conhecidos por novas gerações - disse.

Em seu discurso, Antonio Carlos Júnior também lamentou que a região do Pelourinho, em Salvador, volte a ser ameaçada pela degradação, ressaltando que apresentou emenda ao Orçamento de 2008 que, se aprovada, vai destinar R$ 25 milhões para uma nova reforma em um dos locais mais visitados pelos turistas na capital baiana.

Antonio Carlos Júnior disse que muitos acervos culturais têm deixado a Bahia. Ele reconhece que a cultura "não deve permanecer indefinidamente à sombra do Estado", mas observou que, no Brasil, ela ainda não pode prescindir do apoio e da ajuda do poder público.

O senador disse ainda que a Bahia já deveria contar com um museu como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), na capital paulista, que tem capacidade para manter a própria agenda lotada por muitos anos apenas com mostras de autores locais.

- Fato é que os governos estadual e da cidade de Salvador não têm demonstrado preocupação, pelo menos não na forma esperada, com a preservação da nossa cultura, se não no sentido de mantê-la viva para as novas gerações, pelo menos como fator de incremento do turismo - disse Antonio Carlos Júnior.



21/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antônio Carlos Júnior defende preservação da cultura baiana

Antonio Carlos Júnior diz que parlamentar deve ser julgado por crimes anteriores ao mandato

Antonio Carlos quer solução para a crise da cacauicultura baiana

Antonio Carlos Júnior diz que ACM foi injustiçado

Antonio Carlos Júnior vê necessidade de aperfeiçoamento na LRF

Suplente de ACM é seu filho Antonio Carlos Júnior