Alvaro Dias cobra aprofundamento das investigações sobre transação entre Caixa e BMG



Ao discursar em Plenário nesta segunda-feira (24), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) cobrou o aprofundamento das investigações sobre a compra, pela Caixa Econômica Federal,da carteira de créditos consignados (de pensionistas e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS) controlada pelo Banco BMG. De acordo com o senador, a Caixa "gastou R$ 1,094 bilhão" na aquisição de tais créditos junto a "um banco de pequeno porte, que estava no momento em situação de risco".

Alvaro chamou a atenção para o "caráter duvidoso" da operação e avisou que pareceres técnicos de funcionários da própria estatal recomendavam que a transação não fosse efetivada. O senador lembrou que o relator da CPMI dos Correios, deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), recomendou em seu relatório final que o Ministério Público aprofundasse as investigações sobre o caso. Com a venda, frisou o senador, o BMG teve lucro da ordem de R$ 196 milhões.

- Há razões para se suspeitar que a Caixa atuou em benefício de um banco acusado de ser um dos financiadores do "valerioduto" - afirmou Alvaro Dias, ao avaliar a possibilidade dos dirigentes da estatal terem cometido crime de improbidade administrativa.

José Sarney

Alvaro Dias aproveitou para comemorar o aniversário de 76 anos do colega senador José Sarney (PMDB-AP). O senador afirmou que Sarney é "um homem do diálogo, cordial, solidário e respeitador". Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) destacou o respeito que Sarney conquistou durante sua vida pública.

24/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSDB requer continuidade de investigações sobre a Delta, diz Alvaro Dias

Alvaro Dias elogia investigações da PF sobre o dossiê contra Fernando Henrique

Renan defende aprofundamento das investigações da Operação Navalha

Alvaro Dias quer explicação do presidente da Caixa sobre Bolsa Família

Alvaro Dias cobra esclarecimentos sobre repasses federais à UNE

Alvaro Dias cobra projeto do governo sobre contribuição sindical