Renan defende aprofundamento das investigações da Operação Navalha
"É importante que as investigações da Polícia Federal avancem para que a especulação não se sobreponha aos fatos", disse o presidente Renan Calheiros, a dezenas de jornalistas, ao chegar ao Senado na tarde desta segunda-feira (21). Ele opinou que somente a partir do aprofundamento das apurações por parte da Polícia Federal e da Justiça no que diz respeito à chamada Operação Navalha é que os responsáveis poderão ser apontados e responsabilizados pelos seus atos.
Na Operação Navalha, deflagrada na última quinta-feira (17), a Polícia Federal prendeu mais de 40 pessoas que estariam envolvidas em fraudes praticadas em licitações para desviar recursos dos Ministérios de Minas e Energia, da Integração Nacional, das Cidades, do Planejamento e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). Um dos detidos é o empresário dono da Construtora Gautama, Zuleido Veras, que seria um dos comandantes do esquema.
Apesar de informar que conhece Zuleido há muitos anos, o presidente Renan Calheiros explicou que o empresário não é uma pessoa do seu relacionamento e que não costumava se encontrar com ele. Renan disse que conhece o empresário da mesma forma que conhece outros responsáveis por investimentos em Alagoas e em outros estados. Ele negou informação publicada pela imprensa de que Zuleido teria despachado na residência oficial do Senado.
Renan Calheiros declarou que, em nenhuma ocasião, recebeu pedido de Zuleido para apresentar emenda ou interceder no sentido de liberar recursos beneficiando a Gautama. O senador destacou que as verbas de bancada incluídas no orçamento da União para financiar obras tocadas pela empresa foram alocadas a pedido dos governadores que Alagoas teve nos últimos anos e contaram com a participação de toda a bancada federal.
- Toda a bancada de Alagoas defendeu os interesses de Alagoas, sem exceção. Todas as vezes em que apresentamos emenda fizemos a pedido dos governadores. Isso é natural, é papel de cada senador defender investimentos em seu estado. Nos últimos vinte anos não há um só investimento que não tenha contado com a participação da bancada - afirmou Renan Calheiros.
21/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan nega que tenha criticado a Operação Navalha
Ideli defende ação da PF na Operação Navalha e sugere a apuração de abusos
José Nery defende CPI mista para investigar denúncias da Operação Navalha
Alvaro Dias cobra aprofundamento das investigações sobre transação entre Caixa e BMG
Senadores debatem procedimentos da Polícia Federal na Operação Navalha
Heráclito cobra explicações do governador do Piauí sobre Operação Navalha