Alvaro Dias cobra do PT apoio que deu à CPI da corrupção no governo FHC
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) ocupou nesta segunda-feira (16) a tribuna do Plenário para lembrar uma dívida que tem com ele o Partido dos Trabalhadores (PT), pelo apoio que deu no governo Fernando Henrique a um pedido de comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a investigar denúncias de corrupção. Na época, Alvaro e seu irmão, o senador Osmar Dias (PDT-PR), assinaram o pedido do PT, mesmo pertencendo à base de apoio ao governo.
A cobrança dessa "dívida" teve como objetivo pressionar o PT a assinar um pedido de CPI para apurar as atividades do ex-assessor parlamentar da Casa Civil Waldomiro Diniz, filmado enquanto conseguia de um bicheiro contribuições para campanhas eleitorais de candidatos do PT e do PSB.
Alvaro se disse especialmente preocupado porque Waldomiro, depois de funcionar como um captador de recursos para o PT, tornou-se assessor direto do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu. Estava, assim, plantado no núcleo central do poder, trabalhando próximo ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
- É preciso responsabilizar os reais responsáveis pela arquitetura de corrupção no governo. Waldomiro não se restringiu a agir durante o período eleitoral, mas era o grande articulador das ações do governo relativas ao jogo - disse o senador. Alvaro observou que estão sob o poder de Dirceu tudo o que na Caixa Econômica Federal (CEF) diz respeito à legalização dos bingos.
No entender do senador, a instauração de inquérito pela Polícia Federal não exclui a participação do Congresso. Esta inclusive seria uma garantia de que "as vísceras do mal" seriam expostas à opinião pública.
- Peço que o PT atenda os meus apelos como eu atendi os apelos do PT no passado. Na oposição, o PT era destemido, por que agora se acomoda? - questionou Alvaro Dias, apoiado pelo senador Sérgio Guerra (PSDB-PE).
O senador paranaense voltou a defender investigação do sorteio da Mega-Sena que premiou 15 acertadores localizados em estados não integrantes do horário de verão. Ele disse suspeitar que os ganhadores tenham conhecido o resultado a tempo de inserirem suas apostas no sistema.
16/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias cobra esclarecimentos sobre suposto esquema de corrupção na Petrobras
Alvaro Dias diz que governo Lula é convivente com corrupção
Alvaro Dias apresenta 'mapa da corrupção' e lamenta sucessão de escândalos no governo federal
Alvaro Dias pede instalação de CPIs para restaurar confiança no governo e apurar corrupção
Alvaro Dias diz que PAC é "encenação" e cobra metas claras do governo
Alvaro Dias cobra engajamento do governo no combate à inflação