Alvaro Dias diz que governo Lula é convivente com corrupção



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) declarou que o governo Luiz Inácio Lula da Silva é conivente com a corrupção e anunciou que deseja ser um dos primeiros a assinar um possível requerimento pela instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) da corrupção, no Senado, para investigar todos os últimos episódios, como o caso Waldomiro Diniz, a organização não-governamental Ágora e os chamados -vampiros- do Ministério da Saúde.

- É verdade que o governo Lula não pode ser responsabilizado pela pobreza brasileira, que existe há séculos, mas estou culpando o atual governo pelos números recordes de desemprego, pela omissão, falta de criatividade, incompetência administrativa e conivência com a corrupção - afirmou.

O senador pelo Paraná citou a compra do avião Airbus, no valor de R$ 180 milhões, como um dos muitos desmandos do governo. Segundo ele, países ricos como a França, a Alemanha, a Grã-Bretanha ou o Japão não dispõem de um avião suntuoso como o encomendado para o presidente brasileiro. Somente o presidente dos Estados Unidos, George Bush, pode dispor de uma aeronave presidencial desse nível, disse.

Alvaro Dias mencionou que o valor a ser pago pelo Airbus, aquisição feita sem concorrência pública, poderia criar 350 mil novos empregos no interior do país, onde R$ 5 mil são suficientes para gerar um novo posto de trabalho na avicultura do Paraná ou em municípios pobres do Ceará ou Piauí.

Para o senador, enquanto o governo desperdiça dinheiro público com o avião presidencial, o desemprego já atingiu 13,1% nas seis maiores áreas metropolitanas do país, no mês de abril. -Esse índice é inédito na história do Brasil-, disse.

Em aparte, o senador Marcos Guerra (PSDB-ES) disse que o setor de exportações -vai bem, obrigado-, mas emprega pouco, enquanto as pequenas e microempresas, que geram muitos postos de trabalho, estão abandonadas pelo governo.

Também em aparte, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) disse que o governo Lula não é responsável pelos problemas sociais do país, lembrando que o presidente Fernando Henrique teve oito anos de governo e não colocou o Brasil nos trilhos. Para ele, Lula merece um voto de confiança.



31/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias: 'Lula escancarou as portas para a corrupção e a impunidade'

Alvaro Dias vê semelhanças entre governos Collor e Lula, por causa de corrupção e queda econômica

Alvaro Dias cobra do PT apoio que deu à CPI da corrupção no governo FHC

Alvaro Dias apresenta 'mapa da corrupção' e lamenta sucessão de escândalos no governo federal

Alvaro Dias pede instalação de CPIs para restaurar confiança no governo e apurar corrupção

Alvaro Dias critica primeiro mês do governo Lula