Alvaro Dias pede instalação de CPIs para restaurar confiança no governo e apurar corrupção



A instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para apurar denúncias de corrupção envolvendo o PT e o Executivo federal é essencial para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva recuperar a confiança da população, na avaliação do senador Alvaro Dias (PSDB-PR). O senador defendeu nesta sexta-feira (21), em discurso no Plenário, a criação de CPIs para investigar o assassinato do prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel, e a suposta relação do ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz com a cobrança de propinas em nome do PT. Ele fez apelo aos senadores para que assinem os requerimentos de criação das duas comissões.

- Estamos surpresos e inconformados por vermos o PT protegendo corruptos, abafando escândalos e protegendo a corrupção. Partido que acoberta corruptos passa a imagem de que a corrupção vale a pena. O mais grave é a idéia de que nada acontece, de que o roubo é livre. Como dizia Ulysses Guimarães, para um governante não basta não roubar. É preciso não roubar, combater a corrupção e impedir que roubem - afirmou Alvaro Dias.

O senador disse acreditar que a população não confia mais em Lula e que há omissão em relação à corrupção no governo provoca indignação e revolta. Ele ressaltou ainda que o presidente estaria "cercado de corruptos que permanecem impunes". O único meio para iniciar nova fase na administração federal, com transparência, defendeu o senador, seria a instalação de CPI. A investigação política, acrescentou ele, contribui para o trabalho que deve se desenvolver simultaneamente pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.

Ao comentar a viagem de Lula para a China, Alvaro Dias citou lições dos filósofos chineses Lao Tsé e Confúcio sobre a corrupção no governo. A lição que o presidente Lula deve aprender ao chegar à China nesta sexta-feira, disse o senador, é que um governante não pode se dar o luxo de perder a confiança da população.

- E nós estamos vivendo crise de confiança. Se o governo se mantiver conivente e partícipe da corrupção, não há como recuperar a confiança - alertou ele.

Além da omissão em relação à corrupção, Alvaro Dias acredita que o governo estabeleceu uma relação promíscua com o Legislativo "instalando um balcão de negócios" para assegurar base parlamentar de apoio nas duas Casas, como teria afirmando na sessão desta quinta-feira (20) o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).

Alvaro Dias também citou declarações do presidente da organização Transparência Internacional, Peter Eigen, segundo as quais se o Brasil tivesse o mesmo índice de corrupção da Dinamarca a renda per capta no país seria 70% superior a atual. A instituição divulga anualmente o ranking da corrupção no mundo. Para o senador, é lamentável ver os grandes grupos econômicos fugindo do país por não querer conviver no cenário de corrupção.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) argumentou que, além de combater a corrupção, o governo federal tem que acabar também com o desperdício de recursos em compras para o custeio do Palácio Alvorada. Alvaro Dias aproveitou para cobrar resposta da Casa Civil a requerimento de sua autoria sobre a aquisição de 700 copos para bebidas alcoólicas pelo Executivo.



21/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias defende instalação de CPI para apurar Waldomiro

Alvaro Dias: PSDB, DEM e PPS vão propor instalação de CPI para apurar caso dos grampos

Alvaro Dias diz que parlamentares devem ir além de palavras e sugere instalação de CPIs

Alvaro Dias pede pressa na instalação da CPI da Petrobras

Alvaro Dias pede convocação da ministra da Casa Civil para esclarecer denúncias de corrupção

Alvaro Dias diz que governo Lula é convivente com corrupção