Alvaro Dias cobra reação mais afirmativa de Lula a respeito das Farc
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) cobrou nesta segunda-feira (4) uma reação mais afirmativa e dura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito do suposto envolvimento de ministros do seu governo e de membros do seu partido com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( Farc ), conforme denúncia apresentada em reportagem da revista colombiana Cambio.
- O repúdio do presidente Lula deveria ser mais vigoroso, deveria ser explicitado de forma virulenta, como um clamor brasileiro contra a violência das Farc na Colômbia. Se o presidente Lula se posicionar desta forma, eu elimino qualquer dúvida em relação ao comportamento do seu governo. Enquanto não agir dessa forma, sinto-me no direito de ter dúvidas. O presidente da República não pode aceitar o carimbo de líder de um braço avançado dessa organização criminosa no Brasil - afirmou.
Alvaro Dias defendeu a manutenção da rotina de trabalho do Senado durante a campanha eleitoral nos municípios. Para o senador, não há motivos para o estabelecimento de períodos de recesso branco ou de esforço concentrado. Ele assinalou que apenas três senadores estão concorrendo a cargos municipais e que os demais poderiam se dedicar às eleições nos finais de semana. Ele destacou o trabalho de fiscalização do Poder Executivo, que deve ser exercido pelo Senado Federal.
Alvaro Dias disse que o Senado não pode ignorar os vários escândalos, recentes e antigos, e elogiou a eficiência da Polícia Federal (PF) nas várias investigações. Ele afirmou que prefere defender a independência da PF apesar dos métodos utilizados, a espetacularização e os eventuais exageros. O senador afirmou também que no caso Daniel Dantas não há como não concluir que houve uma "operação abafa" para proteger figuras ilustres e que colocou sob suspeição a independência da PF.
O senador ainda lembrou o escândalo da venda da Varig e da VarigLog, onde foram constatados tráfico de influência, organização de quadrilha e enriquecimento ilícito. Alvaro Dias classificou a operação como "nebulosa e com características visíveis de ilegalidade". Na avaliação do senador, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já deveria ter tomado providências diante da afronta à legislação que sustenta a venda das empresas.
04/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias destaca avanços na educação, mas cobra mais verbas federais
Alvaro Dias repudia continuidade de obras com irregularidades graves e pede reação do Congresso
Alvaro Dias: governo Lula gastou com juros 80 vezes mais que verba do Fome Zero
Alvaro Dias destaca respeito que aposentados e pensionistas merecem
Roberto Cavalcanti cobra mais respeito aos suplentes
Alvaro Dias cobra transparência nas operações do BNDES