Alvaro Dias comemora recebimento de royalties do xisto betuminoso pelo Paraná



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) registrou nesta quinta-feira (7) o recebimento, pelo estado do Paraná, da primeira parcela em royalties decorrentes da exploração do petróleo e gás do xisto betuminoso na cidade de São Mateus do Sul. Os recursos, no valor de R$ 1,9 milhão, são contrapartida pela retirada do xisto da cidade para produção de petróleo e gás e equivalem a 5% do valor do óleo em estado bruto retirado em janeiro.

- A celebração, no início do ano, de um acordo entre o governo do Paraná e a Agência Nacional de Petróleo formalizou essa questão – informou.

O senador lembrou que na época em que governava pela primeira vez o Paraná, na década de 1980, defendeu a continuidade da projeto de exploração do xisto betuminoso em São Mateus do Sul, já que a Petrobras queria encerrar o projeto. Alvaro Dias procurou a empresa, e, diante da resposta negativa, recorreu ao então presidente da República José Sarney (PMDB-AP).

- Argumentamos que, no nosso entendimento, o projeto se tornaria viável em médio prazo. E o presidente Sarney acabou cedendo e disse que não poderia negar isso ao Paraná.

O projeto foi retomado e contribuiu, segundo o senador, deu impulso ao processo de industrialização e desenvolvimento na região. Para Alvaro Dias, o fato mostra a importância de determinadas decisões políticas para o futuro.



07/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro Dias responsabiliza governo do Paraná pelo empobrecimento do estado

OSMAR DIAS ESCLARECE ANTECIPAÇÃO DE ROYALTIES DO PARANÁ

Alvaro Dias presta homenagem ao Paraná

ÁLVARO DIAS VÊ ECONOMIA DO PARANÁ EM CRISE

Alvaro Dias comenta derrota do governador do Paraná no STF

Alvaro Dias registra ameaças a repórter no Paraná