Alvaro Dias critica declarações de Dirceu sobre a "esquizofrenia" do Brasil



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou as declarações do ministro da Casa Civil, José Dirceu, segundo as quais o Brasil vive uma situação -um pouco esquizofrênica-, no sentido de que tem condições de se desenvolver mas, ao mesmo tempo, não consegue romper a estagnação econômica. Ao lembrar que a característica mais marcante do esquizofrênico é sua perda de contato com a realidade, o senador disse que a crítica assenta-se melhor no governo e no presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- O povo não perdeu o contato com a realidade, ele sabe que o país vai mal. Ele percebe que o governo prometeu o espetáculo do crescimento e promove crescimento às avessas, que Lula comprou um avião de R$ 180 milhões e não quer dar mais do que R$ 260 para o salário mínimo. É o governo que não está enxergando a realidade - disse.

Segundo Alvaro Dias, de nada adianta o presidente Lula definir uma estratégia de dar mais poder ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, porque ele tem o talento de transmitir sensação de normalidade ao país. Portanto, quem talvez sofra de esquizofrenia seja o próprio governo, ao enxergar normalidade num cenário social e econômico que inspira cuidados, argumentou.

O senador pelo Paraná lembrou declaração do diretor da agência de classificação de risco Fitch Ratings, Roger Scher, em seminário em Londres. Ele disse que Brasil e Turquia são os países mais vulneráveis do mundo, porque são prisioneiros do sentimento do mercado.

- Segundo Scher, se o mercado disser que o Brasil é um cachorro, então o Brasil é um cachorro. Essa é, evidentemente, uma declaração simbólica, mas demonstra bem a dependência internacional do país - concluiu Alvaro Dias.



09/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias critica declarações de Lula e Dirceu

Alvaro Dias critica declarações de Lula na Expo Fome Zero

Alvaro Dias critica Lula por suposta missão de José Dirceu para negociar com Morales

Alvaro Dias pede investigação da PF sobre hotel que ofereceu emprego a José Dirceu

Alvaro Dias critica Lula por alterar o tratado Brasil-Paraguai sobre Itaipu sem a anuência do Congresso

Alvaro Dias critica 'fábrica de escândalos' instalada no Brasil