Paulo Bauer critica política econômica do governo e pede simplificação tributária



O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) defendeu no Plenário a simplificação do sistema tributário brasileiro como forma de desobstruir o crescimento econômico do país.

O parlamentar alertou, nesta quarta-feira (11), para a carga tributária recorde paga pelos brasileiros no ano passado, equivalente a 36,7% do produto interno bruto (PIB) do país. Não bastasse isso, disse ele, a complexidade do sistema é outro problema.

– Dados do Banco Mundial mostram que no Brasil uma empresa média é obrigada a dedicar anualmente 2.600 horas de trabalho apenas para executar os procedimentos burocráticos necessários para o pagamento dos tributos. Para se ter uma ideia de como esta situação é abusiva, na Bolívia, que está em segundo lugar neste perverso ranking, as empresas precisam de 1.080 horas, menos da metade que no Brasil – lamentou.

Na avaliação do parlamentar, o governo federal dá sinais de que não pretender enfrentar o desafio do crescimento econômico e prefere continuar apostando no incentivo do consumo e na exportação de commodities, "sem dar a devida atenção aos indícios de esgotamento deste modelo".

– Quando o crescimento econômico é muito baixo, como hoje, o cidadão sente que a vida dele não deslancha. Sem crescimento, a renda do trabalhador não aumenta, e ele é obrigado a ir tocando a vida como um equilibrista, com as dívidas sempre crescendo, com as compras cada vez mais caras e com mais dificuldade para fechar as contas no fim do mês – afirmou.

Diante da "paralisia" do governo, o senador disse que o Congresso deve tomar a iniciativa, articulando uma agenda de reformas que aborde cinco pontos: eficiência na gestão pública; redução da carga tributária; redução da burocracia; simplificação fiscal; e investimento em infraestrutura.

– Temos que selecionar projetos em tramitação que atendam tais requisitos. O Legislativo não aceita mais o papel de mero espectador. O Brasil quer mesmo crescer e não quer esperar pelo governo federal para isso – concluiu.



11/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Bauer cobra reforma tributária do governo

Paulo Bauer critica governo do PT

Paulo Bauer critica governo federal por anúncios de obras em período eleitoral

Paulo Bauer critica governo por vetar ajuda a cidades do Sul vitimadas pela seca

LAURO CAMPOS CRITICA POLÍTICA ECONÔMICA DO GOVERNO

Alvaro Dias critica política econômica e pede que Mantega explique situação na CAE