Alvaro Dias pede 'guinada' na política econômica
A principal causa do baixo crescimento do produto interno bruto (PIB) brasileiro nos últimos anos, disse nesta terça-feira (10) em Plenário o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), foi a incapacidade do governo da presidente Dilma Rousseff de substituir o atual modelo de crescimento econômico, baseado no consumo, por um sistema que priorize investimentos, sobretudo no setor de infraestrutura.
Na avaliação do parlamentar, a opção do governo federal pelo consumo e a gestão deficiente da macroeconomia causaram a deterioração dos principais indicadores econômicos.
— Ao assumir o governo, em 2011, a presidente reunia condições para rever o modelo, dados os limites à continuidade do crescimento econômico centrado no consumo. Sem a devida correção de rumo, a ênfase continuou sendo o consumo, somado ainda ao aumento dos gastos públicos — disse.
Para Alvaro Dias, o governo conduziu mal a política macroeconômica, o que causou a deterioração dos principais indicadores, atuando como desestímulo à atração de novos investimentos. Com relação à estratégia de redução da taxa Selic, por exemplo, o senador considerou-a inócua, visto que não foi capaz de estimular novos investimentos, em razão da falta de implementação de medidas preparatórias para torná-la sustentável.
— Sair dessa situação requer uma guinada da política econômica. Seria preciso ajustar a demanda agregada de modo a elevar o peso dos investimentos, especialmente na infraestrutura, em detrimento dos gastos do governo e do consumo. A contenção desses dois agregados é importante para controlar a inflação, as contas externas e as contas públicas — sugeriu Alvaro Dias.
Na visão do senador, para que ocorra a recuperação da economia, as políticas pelo lado da oferta precisam ser retomadas. Entretanto, segundo ele, não há qualquer sinal de que a correção de direção esteja em curso no momento atual, podendo ocorrer apenas após as eleições presidenciais ou pela imposição dos acontecimentos.
10/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias critica política econômica e pede que Mantega explique situação na CAE
Alvaro Dias destaca gastos com seguro-desemprego e pede mudança na política econômica
Alvaro Dias pede que OAB lute contra o balcão de negócios na política
Alvaro Dias defende recuperação econômica de Foz de Iguaçu
Alvaro Dias reivindica a recuperação econômica de Foz do Iguaçu
Estabilidade econômica corre sério risco, alerta Alvaro Dias