Alvaro Dias destaca gastos com seguro-desemprego e pede mudança na política econômica
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou em Plenário, nesta quarta-feira (19), números da contabilidade oficial do governo federal relativos ao seguro-desemprego para ressaltar que a crise econômica e social se aprofunda no país "na esteira da crise de governabilidade". O senador defendeu a mudança da política econômica para permitir investimentos públicos.
De acordo com as estatísticas apresentadas pelo senador, em fevereiro deste ano 585 mil trabalhadores são candidatos ao seguro-desemprego. Considerando-se que o número dos desempregados é sempre 20% superior, observou o senador, chega-se ao total de 702 mil trabalhadores demitidos. Em 2003, disse Alvaro Dias, foram demitidos 5,4 milhões de trabalhadores, o que pode significar, de fato, 11 milhões de desempregados, conforme observou, se for levado em conta que 46,2% da força de trabalho não têm carteira assinada.
Segundo o parlamentar, no ano passado o governo gastou R$ 4,9 bilhões com o pagamento do seguro-desemprego, quantia que, em sua avaliação, poderia ter sido usada para gerar um milhão de empregos no interior do país. Exatamente a cifra que corresponde ao crescimento do número de desempregados no ano passado, acrescentou ele.
- Isso indica que é preciso mudar a política econômica. Não é possível que o governo brasileiro se mantenha como aluno disciplinado e obediente do Fundo Monetário Internacional. É preciso mudar para permitir investimentos - argumentou.
A situação atinge também o Paraná, segundo Alvaro Dias. O estado consumiu no ano passado R$ 440 milhões com o pagamento do seguro-desemprego, o que corresponde a 2,6% da massa salarial do Paraná, informou ele.
-Portanto o desemprego no Paraná é maior do que se alardeia por lá - afirmou.
19/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias pede 'guinada' na política econômica
Alvaro Dias critica política econômica e pede que Mantega explique situação na CAE
Alvaro Dias pede que TCU investigue gastos da UnB com serviços de terceiros
Alvaro Dias pede que governistas assinem CPI para investigar envolvidos na Operação Porto Seguro
Alvaro Dias pede informações sobre gastos do governo e emissão de passaportes diplomáticos
Alvaro Dias destaca trajetória política de Ulysses Guimarães