Alvaro Dias critica relação do governo brasileiro com a Venezuela
Em discurso no Plenário na tarde desta quinta-feira (7), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou “os calotes” do governo da Venezuela e a relação do governo brasileiro com “o regime chavista”. O senador disse que o governo venezuelano já é conhecido por não ser bom pagador e citou como exemplo a Usina Abreu e Lima, em Pernambuco. Ele lembrou que a Venezuela, ainda no tempo do presidente Hugo Chavez, se tornou sócia da usina e nunca passou um centavo para o empreendimento.
Mesmo assim, apontou Alvaro Dias, o Brasil continuou financiando obras de metrô e hidrelétricas na Venezuela. O senador disse não saber o saldo das relações comerciais entre os dois países. Mas, com base em editorial do jornal O Estado de S. Paulo, informou que o governo brasileiro vai socorrer o governo da Venezuela.
- Essa generosidade correrá por conta do contribuinte brasileiro, que paga impostos altos para uma máquina engordada pelo apetite fisiológico dos que a governam – alertou o senador.
Segundo o senador, o governo de Nicolás Maduro está sob ameaça de perder apoio nas eleições municipais venezuelanas, que ocorrem em dezembro. Alvaro contou que Maduro pediu ajuda ao governo brasileiro para poder garantir o abastecimento de muitos produtos básicos no país vizinho. O senador acrescentou que falta até mesmo papel higiênico na Venezuela.
De acordo com o senador, o governo brasileiro pensa até mesmo em colocar garantias do Banco do Brasil para negócios venezuelanos. Um banco do país vizinho, segundo observou, pagaria o financiamento em "suaves" prestações para o banco brasileiro. O risco do calote, disse Alvaro, seria assumido pelo Banco do Brasil, “por conta de compromissos ideológicos do governo petista”.
- O governo brasileiro é useiro de fazer cortesia com o chapéu alheio. O governo está tratando de interesses do país sem responsabilidade, com uma diplomacia terceiro-mundista – afirmou.
07/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias critica 'triunfalismo do governo' em relação ao PAC
Alvaro Dias protesta contra posição adotada pelo governo brasileiro na crise da Venezuela
Alvaro Dias acusa governo de descaso em relação aos aposentados e pensionistas do Aerus
Alvaro Dias: "MP do governo foi mais um avanço no bolso do brasileiro"
Governo não tem clareza, critica Alvaro Dias
Alvaro Dias critica primeiro mês do governo Lula