Alvaro Dias critica 'triunfalismo do governo' em relação ao PAC



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), em discurso nesta quarta-feira (22), criticou o "triunfalismo do governo" com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), citando estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) segundo o qual apenas 28% dos recursos do programa foram efetivamente gastos em seus dois primeiros anos de funcionamento.

- A gestão do presidente Lula elegeu o Programa de Aceleração do Crescimento, o chamado PAC, como marco revolucionário de sua passagem pelo Poder Executivo. Infelizmente, mais uma peça de ficção da retórica triunfalista do atual governo - disse.

De acordo com o estudo, disse Alvaro Dias, o governo federal teria de gastar mais de R$ 37 bilhões nos próximos 12 meses para cumprir o cronograma inicial das obras do PAC. Até 31 de março de 2009, acrescentou o senador, o governo só havia gasto cerca de 4% dos recursos disponíveis para o ano.

Na opinião de Alvaro Dias, os 11 empreendimentos do PAC que receberam do Tribunal de Contas da União (TCU) "recomendação de paralisação das obras", demonstram a "gestão claudicante" do programa. Ele acredita que o governo precisa adotar medidas urgentes quanto ao bom funcionamento do PAC, para que não se coloque em risco a infraestrutura brasileira, seja logística, energética ou de saneamento básico.

Alvaro Dias afirmou que a máquina pública precisa ser repensada, lamentando que a reforma administrativa não tenha sido feita e que as reformas em geral de que o país necessita tenham sido "relegadas a um segundo plano"

- A modernização da infraestrutura não é um capricho da oposição; é um imperativo para superarmos a crise. As dificuldades na execução de projetos são ostensivas. A execução orçamentária é pífia - afirmou Alvaro Dias.

Em aparte, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) concordou com Alvaro Dias, dizendo que várias obras do PAC estão "empacadas" em diversos estados, como Paraná e Amapá.



22/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias critica 'triunfalismo' do governo Lula

Alvaro Dias critica relação do governo brasileiro com a Venezuela

Alvaro Dias acusa governo de descaso em relação aos aposentados e pensionistas do Aerus

Governo não tem clareza, critica Alvaro Dias

Alvaro Dias critica primeiro mês do governo Lula

Alvaro Dias critica capacidade de gestão do governo