Alvaro Dias defende a retomada do desenvolvimento de Foz do Iguaçu



Em pronunciamento nesta segunda-feira (1º), em Plenário, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu a adoção de políticas compensatórias para o município de Foz do Iguaçu, como a implantação de uma zona de processamento de exportação e a criação de um fundo de recuperação econômica para o município, como forma de favorecer a retomada do crescimento da região.

Alvaro Dias lembrou que o Senado já aprovou, por unanimidade, o projeto que cria o Fundo de Recuperação Econômica de Foz do Iguaçu (PLS 181/05). A matéria foi enviada à Câmara dos Deputados, onde foi incluída na medida provisória que transforma os chamados sacoleiros do município paranaense em microempresários.

Como o presidente da República retirou a medida provisória - que estava trancando a pauta - para que a Câmara pudesse votar a prorrogação da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF), encaminhou agora à Câmara um projeto de lei em regime de urgência sobre o assunto. O senador informou que o deputado Fernando Giacobo será o relator e já tem o apoio o governo para a inclusão do fundo nesse projeto.

Alvaro Dias, que na sexta-feira (28) participou de um debate sobre as perspectivas de Foz do Iguaçu, sob o patrocínio da Câmara de Vereadores do município e de lideranças locais, também criticou a exclusão do município do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado em agosto pelo governo federal. Segundo ele, o avanço da criminalidade na região prejudica a comunidade local e contribui para afastar turistas de todo o mundo que diariamente visitam a cidade.

- Não há nenhuma razão que justifique a ausência de Foz no Pronasci. Chega a causar espanto esse fato, pela importância da cidade, pelo que representa para o país e para o mundo e pelo que vive em conseqüência do desemprego e da violência, que cresce assustadoramente. Até o mês de agosto, já eram mais de duzentas mortes por homicídio, sem contar os elevados índices de ocorrências criminais praticadas contra o patrimônio, principalmente o roubo - afirmou.

Alvaro Dias divulgou abaixo-assinado em que os participantes da Campanha pela Valorização da Vida e pelo Fim da Violência queixam-se da precariedade dos serviços públicos, do trabalho informal e do desemprego que atinge considerável parcela dos 300 mil habitantes de Foz do Iguaçu. A campanha foi promovida em conjunto pelo Conselho Municipal da Mulher,Câmara Municipal e entidades do município paranaense.



01/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias defende recuperação econômica de Foz de Iguaçu

Alvaro Dias defende a retomada do crescimento econômico

Álvaro Dias critica ausência de FHC em ato pela paz em Foz do Iguaçu

Alvaro Dias reivindica a recuperação econômica de Foz do Iguaçu

Alvaro Dias apresenta voto de aplauso pelos 30 anos da Diocese de Foz do Iguaçu

Osmar Dias defende valorização de Foz do Iguaçu