Alvaro Dias defende a retomada do crescimento econômico



Ao registrar que o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) reviu recentemente, de 1,6% para 0,5%, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2003, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu nesta quarta-feira (10) a retomada do crescimento da economia brasileira, com a retomada dos investimentos do setor público e uma política mais ativa dos bancos federais na concessão de créditos.

Esta receita, que também é a do Centro de Estudos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), segundo informou o senador pelo Paraná, parte do princípio de que a redução gradual da taxa de juros por si só não garante a retomada do crescimento. Ele ressaltou que os números do Ipea evidenciam que o Brasil vive um momento recessivo e que as conseqüências já começam a ser sentidas pela população.

- A retração do consumo e de investimentos não parece sensibilizar as hostes governistas. As declarações e previsões oficiais são pautadas por um otimismo exacerbado. A estratégia do governo está direcionada unicamente para a aprovação das reformas tributária e previdenciária. Precisamos delinear o amanhã com um projeto nacional consistente e de longo prazo - afirmou Alvaro Dias.

A retomada do crescimento, na avaliação do senador, não é uma proposta que vá de encontro às condições impostas para a governabilidade do país. Ele lembrou que vários segmentos da sociedade, nas diversas regiões brasileiras, estão se manifestando a favor da retomada do crescimento sustentável da economia. Alvaro Dias acrescentou que os próprios integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, criado pelo atual governo, pediram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais ousadia e firmeza na promoção do desenvolvimento econômico.



10/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Edison Lobão defende retomada do crescimento econômico

Valmir Amaral defende retomada do crescimento econômico e mudanças no Programa Primeiro Emprego

Alvaro Dias diz que "zero" foi o crescimento econômico em 2003

Alvaro Dias diz que retomada do crescimento da economia será fiadora de recursos externos

Alvaro Dias não crê em crescimento econômico impulsionado pelo governo

Para Alvaro Dias, crescimento econômico brasileiro ainda é tímido