Osmar Dias defende valorização de Foz do Iguaçu
Osmar Dias informou que cerca de 150 mil brasileiros atravessam a cidade em direção a Cidade do Leste, no Paraguai, para fazer compras, negócio que movimenta anualmente cerca de US$ 12 bilhões, fazendo com que o Brasil perca em divisas em torno de US$ 10 bilhões.
- Do jeito que está, a economia do país está sendo burlada - disse Osmar Dias ao argumentar que a proposta pode aquecer o comércio e atrair turistas.
O senador lembrou que da primeira vez que apresentou o projeto o secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, manifestou-se contrário a sua aprovação, e disse que o secretário deveria debater a criação da Zona de Livre Comércio em Foz do Iguaçu com os moradores.
Osmar Dias disse que a falta de segurança aterroriza os habitantes de Foz do Iguaçu e afasta o turista, ocasionando desemprego. Ele acrescentou que a cidade tem sido a porta de entrada de mercadorias ilegais, lembrando que o responsável pela segurança em uma cidade de fronteira é o governo federal.
O outro ponto que o senador considera importante para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu é a divulgação internacional do potencial turístico da cidade por parte da Embratur. Osmar Dias lembrou que Foz do Iguaçu tem quase 300 quedas d"água, três aeroportos, e um parque com 185 mil hectares de floresta tropical, onde se encontram as Cataratas do Iguaçu, e o terceiro parque hoteleiro do país.
04/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto de Osmar Dias cria zona franca em Foz do Iguaçu
OSMAR DIAS: HÁ PÂNICO ÀS MARGENS DO IGUAÇU POR CAUSA DO "EL NIÑO"
Osmar Dias quer transformar Foz do Iguaçu em Área de Livre Comércio
Osmar Dias apóia projeto dos sacoleiros e propõe que parte da arrecadação fique em Foz do Iguaçu
Osmar Dias quer viabilizar uso da Estrada do Colono sem causar danos ao Parque do Iguaçu
Osmar Dias destaca importância do Porto de Paranaguá e pede valorização do litoral paranaense