Alvaro Dias defende política nacional para economia digital



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou, nesta segunda-feira (29), a falta de uma agenda com um projeto de política nacional para a economia digital. Para o parlamentar, neste momento, em que os candidatos à Presidência elaboram seus programas de governo, este tema, que "diz respeito à modernidade e é indispensável ao exercício pleno da soberanania", não pode ser esquecido.

Alvaro Dias lamentou que em 2006 o Brasil tenha caído seis posições e ficado em 52o lugar no ranking do Fórum Econômico Mundial que mede a capacidade dos países de usar a tecnologia da informação para incentivar a competitividade.

- Ninguém, em sã consciência, pode negar a importância das tecnologias de ponta, e em especial das tecnologias da informação, como ferramental estratégico para o desenvolvimento de uma nação. Mas o fato é que nós estamos, literalmente, andando para trás - comentou ele.

Em busca de um caminho para reverter a trajetória de queda, o senador fez menção aos chamados "Tigres Asiáticos", em especial Coréia do Sul, Taiwan, Singapura, Hong Kong e China.

- São países onde as lideranças nacionais, ainda que com diferentes doses de autoritarismo, perceberam, em passado distante, que, sem tecnologia de ponta, é absolutamente impossível criar qualquer modelo de desenvolvimento nacional sustentado - explicou o parlamentar.

Além disso, reforçou Alavro Dias, os "Tigres" não apenas investiram e continuam investindo na produção de bens com valor tecnológico agregado, mas principalmente na educação e no uso da tecnologia de forma sistemática por suas populações.

- Está mais do que evidente a urgência e a necessidade de o Brasil promover um verdadeiro choque tecnológico, para garantir o rápido crescimento de seus mercados, reduzir as gritantes assimetrias sociais e definir posições condizentes com a sua importância como nação no espaço geo-econômico global - alertou.

Eleições na Colômbia

O senador Alvaro Dias cumprimentou o presidente reeleito da Colômbia, Alvaro Uribe, que venceu a disputa no primeiro turno neste fim-de-semana. Para o senador, duas características marcantes de Uribe foram decisivas para sua vitória: autoridade moral e capacidade de decisão.

- Creio que essas características também são fundamentais no Brasil de hoje, e devem ser levadas em consideração por qualquer candidato à Presidência da República. O restabelecimento da autoridade pública no nosso país é essencial para que determinados problemas, como o da segurança pública, sejam enfrentados com eficiência e competência - afirmou.

Alvaro Dias também parabenizou os colombianos, responsáveis pelo clima pacífico que predominou durante todo o pleito. Ele salientou que "a consolidação da democracia num país que ainda enfrenta focos de guerrilha é uma vitória de todo o continente".



29/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias defende política de preço justo para o trigo

ÁLVARO DIAS DEFENDE REFORMA POLÍTICA

ÁLVARO DIAS DEFENDE URGÊNCIA NA VOTAÇÃO DA REFORMA POLÍTICA

Alvaro Dias defende orçamento impositivo e reforma política

Alvaro Dias defende reforma política em Simpósio de Estudos Constitucionais

Alvaro Dias aponta desorganização institucional do país e defende reforma política