Alvaro Dias aponta desorganização institucional do país e defende reforma política
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apontou em Plenário, nesta segunda-feira (17), a desorganização do processo eleitoral e das instituições públicas, situação que refletiria a própria desestruturação partidária brasileira. De um modo geral, os partidos políticos transformaram-se, na sua opinião, apenas em siglas para registro de candidaturas. O parlamentar advertiu ainda que, quando as legendas deixam de ser programáticas e de estimular a militância, acabam se rendendo apenas a interesses eleitoreiros.
Depois desse desabafo, Alvaro Dias cobrou dos candidatos à Presidência da República o compromisso de apoiar a realização de uma ampla reforma política, que envolveria os Poderes Legislativo e Judiciário, membros do Ministério Público e entidades da sociedade civil. Ao comentar o processo eleitoral em curso, responsabilizou a "verticalização partidária" (obrigatoriedade de as coligações regionais seguirem as coligações para a eleição nacional) por torná-lo "uma esculhambação".
- No Paraná, por exemplo, há partidos coligados falsamente. Muitos candidatos usam a coligação apenas para se eleger deputado, apoiando, de fato, candidatos diferentes para presidente da República, senador e governador - comentou.
Conflito
Alvaro Dias também aproveitou a oportunidade para transmitir um apelo da colônia árabe do Paraná, apreensiva com os rumos do recente conflito entre Israel e Líbano, que já causou mais de 200 mortes e deixou 600 feridos. Assim, pediu o empenho do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em prol de uma negociação internacional capaz "de socorrer as vítimas inocentes da violência e fazer algo em favor da paz".
17/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias aponta caos institucional no país
ÁLVARO DIAS DEFENDE REFORMA POLÍTICA
ÁLVARO DIAS DEFENDE URGÊNCIA NA VOTAÇÃO DA REFORMA POLÍTICA
Alvaro Dias defende orçamento impositivo e reforma política
Alvaro Dias defende reforma política em Simpósio de Estudos Constitucionais
Crise no controle aéreo é reflexo da desorganização do governo, diz Alvaro Dias