Alvaro Dias defende rápida solução para o caso Aerus
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu nesta sexta-feira (9) que a União assuma integralmente o pagamento das aposentadorias e pensões dos ex-funcionários das empresas aéreas Varig, Vasp e Transbrasil. Para ele, o governo não pode se abster e adiar a decisão de um problema que não foi criado pelos trabalhadores.
O Instituto Aerus de Seguridade Social, que abrigava os recursos das aposentadorias dos aeronautas e aeroviários, sofreu intervenção da Secretaria de Previdência Complementar do governo em 2006. Motivo: as companhias aéreas, durante anos, descontaram dos salários dos funcionários os valores das aposentadorias, sem, no entanto, repassá-los ao fundo de pensão.
- Atualmente, cerca de dez mil aposentados e pensionistas deixaram ou estão à beira de não receber nada de aposentadoria, mesmo tendo contribuído durante décadas para o fundo de pensão. É uma injustiça que tem que ser corrigida - disse o senador.
Depois de ler, na íntegra, o manifesto dos aposentados do Aerus, Alvaro Dias lamentou que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha decidido adiar a decisão, apesar de ser favorável ao pagamento das pensões e aposentadorias pela União.
09/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias pede solução para Aeros e Aerus
Paim apela ao governo por solução rápida para o Fundo Aerus
Alvaro Dias defende aposentados e pensionistas do Aerus
Lúcia Vânia faz apelo para solução rápida do caso Parmalat
Lobão e Carlos Wilson acreditam em solução rápida para caso Jader
ACM QUER FORÇAS ARMADAS NA RUA E SOLUÇÃO RÁPIDA PARA CASO LUIZ ESTEVÃO