Alvaro Dias defende redução da maioridade penal para 15 anos
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou, nesta quinta-feira (13), o estabelecimento da idade de 18 anos como parâmetro para a inimputabilidade. O senador disse que embora o legislador tenha presumido que o indivíduo menor de 18 anos tem um desenvolvimento mental incompleto, esse argumento não é comprovado pela ciência psiquiátrica.
- Ao contrário, a evolução da sociedade moderna tem-lhes possibilitado a compreensão cada vez mais precoce dos fatos da vida – disse.
Alvaro Dias traçou um histórico da maioridade penal no Brasil, lembrando que o primeiro Código Penal, de 1830, fixava a imputabilidade plena aos 14 anos. O Código Republicano de 1890, disse o senador, considerava irresponsável penalmente o menor com idade até nove anos.
- E estamos discutindo, em 2013, se devemos permanecer com 18 aos, com 16 anos - disse o senador, que defendeu proposta de emenda à Constituição (PEC 21/2013), de sua autoria, que estabelece a idade de 15 anos para a imputabilidade.
O senador disse que, cada vez mais, a população presencia a violência de jovens e contestou o argumento de que o artigo 228 da Constituição, que estabelece a inimputabilidade aos menores de 18, seja uma cláusula pétrea.
- Não se trata de cláusula pétrea e é possível, portanto, a alteração da Constituição, atendendo ao clamor de 93% dos brasileiros apelando para que ocorra alteração na legislação, alteração na Constituição, para a redução da maioridade penal – defendeu.
Alvaro Dias ainda criticou a afirmação dos que são contrários à redução de que não temos um sistema prisional adequado para acolher menores. Ele afirmou que a população paga impostos para que o governo ofereça um sistema prisional adequado e uma legislação que proteja à sociedade.
Homenagem
Alvaro Dias homenageou, nesta quinta-feira (13), a trajetória de vida do professor paranaense Carlos Wizard. Filho de uma costureira e de um caminhoneiro, Wizard se tornou bilionário e um dos maiores empreendedores do país.
- A trajetória desse professor que se tornou um dos maiores empreendedores do Brasil é a tradução literal de que sonhos não têm limites – disse.
O senador ainda prestou homenagem ao escritor Ignacio de Loyola Brandão, responsável pela obra Carlos Wizard: Sonhos não têm limites. Alvaro Dias lembrou que Loyola Brandão já publicou cerca de 40 livros, entre romances, contos, crônicas e peças teatrais infantis e ganhou três Prêmios Jabuti.
- Ele retrata nessa obra o itinerário percorrido pelo paranaense Carlos Wizard Martins, presidente do Grupo Multieducação, ensino de idiomas e profissionalizante, que atente mais de um milhão de alunos, com 3 mil escolas no Brasil e em dez países, gerando 50 mil empregos e movimentando R$ 3 bilhões anualmente – informou.
13/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias defende redução da maioridade penal
Ivo Cassol defende redução da maioridade penal de 18 para 16 anos
Demóstenes defende redução da maioridade penal para 16 anos
Demóstenes defende redução da maioridade penal para 14 anos
Vídeo | Alvaro Dias defende plebiscito em 2014 para decidir sobre maioridade penal
CCJ analisa redução da maioridade penal para 16 anos