Alvaro Dias pede que governistas assinem CPI para investigar envolvidos na Operação Porto Seguro



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) fez um apelo em Plenário para que os senadores da base governsiata assinem o requerimento de instalação de comissão parlamentar de inquérito no Senado para investigar o esquema de venda de pareceres e tráfico de influência desmontado pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. A oposição começou a recolher assinaturas para a CPI e precisa do apoio de 27 senadores para que ela possa ser criada.

Para Alvaro Dias, a comissão parlamentar completaria o “tripé” da investigação das denúncias – tripé formado pela Polícia Federal, com suas operações, mandados de busca e apreensão e interceptações telefônicas, e o Ministério Público, com os indiciamentos. A ação do Poder Legislativo, por meio da CPI, poderia informar a sociedade e dar instrumentos para que ela exerça o poder de pressão e exija a responsabilização civil e criminal dos envolvidos no crime.

O senador ressaltou ainda que a “fábrica de escândalos” está no loteamento promíscuo dos cargos públicos,  com aparelhamento do Estado.

- Temos de combater este sistema e se o governo quer adotar uma postura de sinceridade no ato de investigar, para corrigir e punir, deveria autorizar os seus representantes no Congresso Nacional a assinarem a comissão parlamentar de inquérito. Aí, sim, estaríamos completando o tripé da investigação. Aí, sim, teríamos transparência de forma absoluta – afirmou.

Alvaro Dias disse, porém, que não é essa a postura adotada pelo governo. O governo, criticou, não só não estaria aprofundando as investigações como ainda estaria poupando Rosemary Noronha. O senador lembrou que todos os envolvidos na investigação tiveram seus telefones grampeados menos Rosemary, um sinal visível da proteção que lhe está sendo dada.

Em seu entendimento ,a razão para esta proteção seria a “relação de intimidade” de Rosemary com a Presidência da República e com o ex-presidente Lula. Ele destacou que é de conhecimento público a influência “exagerada” que Rosemary exercia no Palácio do Planalto, a ponto de nomear pessoas para cargos importantes como ocorreu com os irmãos Paulo e Rubens Vieira e suas nomeações para agências reguladoras.

Esclarecimentos

Alvaro Dias informou também que Rubens Vieira será o primeiro dos envolvidos na Operação Porto Seguro a falar ao Senado Federal. Vieira foi convidado a comparecer à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) por requerimento do senador, aceitou o convite e sua vinda à Casa está sendo agendada pela presidente da comissão, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).

- Não deveria ser o único, deveria haver outros, inclusive a senhora Rosemary – disse.



05/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias quer explicações do governo sobre Operação Porto Seguro

Alvaro Dias critica intenção de governistas de investigar Petrobras na época de FHC

Alvaro Dias pede que Alfredo Nascimento assine pedido de CPI para investigar irregularidades no Ministério dos Transportes

Pedro Taques pede CPI para investigar envolvidos com Cachoeira

Alvaro Dias pede intervenção federal no Porto de Paranaguá

Alvaro Dias destaca gastos com seguro-desemprego e pede mudança na política econômica