Alvaro Dias divulga nota da ANJ contra blog da Petrobras



"Essa é uma tentativa de se colocar a mão grande sobre a imprensa nacional, subtraindo as suas prerrogativas de liberdade". Foi dessa forma que o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) classificou a decisão tomada pela Petrobras de criar um blog para divulgar as perguntas enviadas por jornalistas à sua assessoria de imprensa, antes mesmo de as matérias serem publicadas. Alvaro Dias leu nota à imprensa divulgada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ).

No documento, a ANJ manifesta seu repúdio pela atitude e a classifica de "antiética e esquiva". A associação cita que a decisão da Petrobras atingiu em particular os jornais O Globo, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. O blog seria uma tentativa de revidar o noticiário das últimas semanas divulgado por estes três veículos, trazendo "reportagens sobre evidências de irregularidades e de favorecimento político em contratos assinados pela estatal e suas controladas".

- A liberdade de imprensa é a mais importante das liberdades, porque quando ela falecer, as demais liberdades estarão comprometidas. O comportamento da Petrobras é autoritário e, sem dúvida, revela resquícios do período de autoritarismo no Brasil - afirmou Alvaro Dias.



08/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias: denúncias contra a Petrobras são feitas há anos

Alvaro Dias: novas denúncias contra a Petrobras reforçam CPI

Álvaro Dias divulga sua defesa contra decisão que o expulsou do PSDB

Alvaro Dias: governo deve explicar dinheiro para blog de Maria Bethânia

Sarney divulga nota sobre uso de recursos da Petrobras Cultural

Petrobras divulga nota sobre fechamento de poço após acidente na Bacia de Santos