Alvaro Dias diz que retomada do crescimento da economia será fiadora de recursos externos



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou, nesta quarta-feira (28), durante a sessão plenária, que se não há sinalização para o dinamismo da economia o fluxo de capitais externos para o Brasil continuará extremamente comprometido. Na avaliação do senador, a retomada do crescimento econômico será a fiadora da vinda dos recursos externos para o país.

- A queda do poder aquisitivo da população, que reduz sua capacidade de consumir, desestimula os agentes produtivos na indústria e no comércio, contém o processo de crescimento econômico e promove esse devastador aumento do desemprego no país - acrescentou.

Depois de registrar que, em Nova York, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, declarou que a questão fiscal é o compromisso de ouro da administração de Luiz Inácio Lula da Silva, Alvaro Dias manifestou seu desejo de que "o emprego e a renda sejam, pelo menos, as metas de prata e de bronze do governo".

O senador lembrou que, reiteradas vezes, declarou que a oposição não negaria apoio ao governo na luta pela flexibilização da política financeira internacional.

- Agora, o governo comemora a concordância do Fundo Monetário Internacional (FMI) em retirar do cálculo do superávit primário os investimentos em infra-estrutura realizados por estatais. Trata-se sem dúvida de um avanço, mas não significativo a ponto de merecer loas. O FMI não está fazendo nenhum favor ao nosso país agindo dessa forma - completou, destacando que o pleito ao FMI não foi iniciativa do atual governo, mas remonta à gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Para Alvaro Dias, a mera exclusão de algumas operações contábeis do cálculo das metas fiscais não resolve o duro impasse do desenvolvimento do país. O governo Lula, disse, não dá sinais de obter sucesso em matéria de crescimento econômico. O senador citou dado da Associação Brasileira dos Supermercados de que houve retração na compra de alimentos de 2,38% no primeiro trimestre deste ano.

- Portanto, o espetáculo do crescimento ainda não foi inaugurado em 2004 - concluiu.



28/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias defende a retomada do crescimento econômico

Baixo crescimento da economia é resultado da falta de reformas no país, diz Alvaro Dias

Alvaro Dias defende a retomada do desenvolvimento de Foz do Iguaçu

Alvaro diz que governo não tem projeto para a nação nem plano para a retomada do crescimento

Alvaro Dias diz que "zero" foi o crescimento econômico em 2003

ÁLVARO DIAS VÊ ECONOMIA DO PARANÁ EM CRISE