Alvaro Dias: "E agora, José Genoíno, quem o PT vai responsabilizar criminalmente?"



Depois de ler da tribuna trechos de um discurso de 21 de maio de 1999 do então deputado do PT José Genoíno, hoje presidente nacional do partido, quando criticou a liberação pelo governo do plantio de soja transgênica pela empresa Monsanto, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lamentou -que até neste assunto- o PT mudou de lado.

- Em maio de 1999 Genoíno disse que os petistas responsabilizariam criminalmente o governo Fernando Henrique Cardoso por esse delito grave. E agora, José Genoíno, quem o PT vai responsabilizar criminalmente? - questionou.

Para Alvaro Dias, na -seqüência de erros- em que se transformou a medida provisória que liberou o plantio de soja transgênica na semana passada, só não tem culpa o vice-presidente José Alencar, que a assinou -muito constrangido-.

- Se o vice José Alencar tivesse lido as declarações do deputado José Genoíno teria evitado todo este desgaste e constrangimento imposto à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Em todos os assuntos, o posicionamento do PT pós-eleições presidenciais é o contrário de tudo que defendia. É como se estivessem a dizer: esqueçam o que li, o que defendi, o que assinei, o que jurei defender - acrescentou o senador do Paraná.

Alvaro dias comentou ainda a crítica feita no domingo, em entrevista, pelo ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Sérgio Ferreira, que taxou de -marketing vagabundo- o plano de alfabetização do governo federal. Ele lembrou que Sérgio Ferreira sempre foi um fiel aliado do PT e que agora -mostra seu desencanto- com o partido.O senador paranaense lamentou ainda que a reforma tributária aprovada pelos deputados, e encaminhada ao Senado, seja -um arremedo de reforma, que não reforma coisa alguma, mas deforma- o sistema tributário do país.

- O projeto chega ao Senado aos frangalhos e não redistribui nada entre a União, os estados e os municípios. A reforma do PT simplesmente quer arrecadar mais e gastar menos - disse.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que -há muito estardalhaço- em torno dos transgênicos -por quem não sabe do que está falando-. Lembrou que a insulina, que salva a vida de quem sofre de diabetes, -tem um componente de transgenia- e que ninguém contesta sua utilização.



29/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias: Lula foi 'desonesto intelectualmente' ao tentar responsabilizar oposição por dossiês

Para Alvaro Dias, fundamental agora é uma profunda reforma política

Alvaro Dias: Quem grampeou STF e Senadores queria chantagear

Alvaro Dias: vaza informações quem é responsável pela guarda de dados

Álvaro Dias quer dispensa do DPVAT para quem tem seguro facultativo

Alvaro Dias: vaza informação quem é responsável pela guarda dos dados